VI Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores - Conclusões


NOTA DE IMPRENSA

Realizou-se de 7 a 10 de Junho, nas ilhas de S. Miguel e Terceira, a VI Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, numa estreita colaboração entre a Casa dos Açores no Algarve, que preside este ano esta Assembleia e a Direcção Regional das Comunidades.

Participaram neste Encontro as Casas dos Açores do Quebeque, Toronto, Winnipeg, Nova Inglaterra, Santa Catarina, Rio de Janeiro, S. Paulo, Lisboa, Norte, Algarve e o Núcleo Ilhas de Bruma de Aveiro.

De referir como conclusões deste Encontro a aprovação, por unanimidade, da candidatura da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, constituindo a quarta Casa Açoriana no Brasil. Foi igualmente apresentado o grupo pró Casa dos Açores Pacifico Norte Americano, que está neste momento em formação.

Foi aprovado, por todos os presentes, a necessidade de se promoverem reuniões mais regulares entre as Casas dos Açores de cada uma das regiões, estimulando um maior intercâmbio entre essas instituições, bem como a necessidade de os mandatos dos corpos sociais serem superiores a um período de dois anos, garantindo uma maior continuidade e consistência no trabalho a desenvolver.

Finalmente foi aprovada a criação de um Jornal electrónico, denominado "Jornal do Conselho Mundial das Casas dos Açores", cujo conselho redactorial ficará sediado em Lisboa e é constituído pelas Casas dos Açores dessa cidade, Porto e Algarve.

Cada edição deste jornal deverá conter artigos sobre 4 das Casas do CMCA, iniciando-se por ordem inversa de antiguidade e um espaço de notícias sobre as actividades das restantes instituições.

No próximo ano realizar-se-á a VII Assembleia deste Conselho Mundial, cabendo a sua presidência à Casa dos Açores de Toronto, no Canadá.