Cidália Avelar

Cidália Avelar


Cidália Avelar nasceu em 1929 em Feteiras do Sul, São Miguel Açores, onde residiu até aos trinta e nove anos de idade, altura em que emigra para o Canadá. O seu interesse pelos trabalhos manuais evidenciou-se desde muito cedo, tendo somente o engenho e amor pelo artesanato como seu único mestre. A lide doméstica e o amanho das terras intensificam-se após o casamento e nascimento dos primeiros filhos, ainda nos Açores. Mas Cidália logrou manter acesa a paixão pela criação nos diligentes serões à luz de um candeeiro a petróleo, apesar dos muitos obstáculos e canseiras que a vida então apresentava.

Os seus trabalhos apresentam um verdadeiro arco-íris de cor, texturas e técnicas, abarcando o bordado, crochet, artefactos em madeira, arame e escama de peixe.

Cidália dá forma às paisagens e rostos da sua vivência e imaginário nos seus quadros bordados e crochetados, trajes de bonecas e várias outras peças de crochet que mais parecem louça de Limoges ou mobiliário de uma casa de bonecas. Emprega nos seus bordados pontos tão diversos tais como o matiz, richelieu, crivo, filosel e ponto de cruz. Artesã de inspiração espontânea, é incapaz de produzir em série, pois a seu impulso criativo a impele à criação de pontos e técnicas únicas jamais a ser vistas em peças subsequentes.

Toda a sua obra é imbuída de um certo elemento naíf, denotando o apêgo da artesã às coisas boas e simples da vida, tais como a terra, a criança e a família.

Exposições

- Casa dos Açores, Toronto (V Semana Cultural)

 

Para eventuais contactos informativos, compra de artefactos
ou organização de certames é favor contactar:
info@adiaspora.com
Tel: (416) 534 0267