Entrevista Brayan Sequeira


UM JOVEM QUE GOSTA E VIVE O CARNAVAL


Brayan Sequeira

Mais um jovem, pois tem apenas 23 anos de idade e que já alguns anos que vem-se envolvendo nas Danças do Entrudo, mais conhecidas por Danças do Carnaval. Encontramo-lo no jantar/convívio que a Junta de Freguesia realizou de boas vindas às caravanas carnavalescas da diáspora, neste caso presente dos Estados Unidos da América do Norte e do Canadá. Aproveitamos para falar com este luso descendente cujo nome há muito conhecido nas festas de Carnaval pela liderança nas Danças de Pandeiro sendo considerado um experimentado mestre nesta difícil arte acrobática do pandeiro. Assim Bryan, logo que lhe solicitamos falar para o Portal “Adiaspora.com”de imediato se disponibilizou, levantou-se da mesa e registamos as seguintes palavras:
“O meu pai é natural de Porto Martins e a minha mãe de Guadalupe, Ilha da Graciosa. Comecei a entrar nestas danças quando tinha apenas três anos de idade e levado pelo meu pai. Inicie-me nas Danças de Espada com o mestre Adriano e aos dezassete anos comecei então nas Danças de Pandeiro. Sempre gostei destas danças mesmo quando pequeno e, acredite, que nunca me aborreci de participar, pois quando os problemas surgem, há sempre disso nestes projectos, resolvemos sempre da melhor maneira em franca camaradagem e discussão com o objectivo de se eliminar os obstáculos. Aproveito esta altura para confraternizar com amigos e termos um tempo não só de sairmos com as danças mas também para nos divertirmos num grupo homogéneo na sua maioria formado por jovens.
Para o próximo ano vou-me casar e, quando tiver filhos, certamente que os trarei e os iniciarei nesta nossa tradição de celebrar o Carnaval para que, desta maneira, as nossas raízes culturais sobrevivem e sejam passadas posteriormente aos nossos netos. Por isso é que eu gosto destas danças que me foram passadas pelos meus pais e familiares.”