As Coroas e o Baleeiro Sacristão


Por Ferreira Moreno

Na cidade de Half Moon Bay, no Condado de San Mateo, existe uma coroa do Espírito Santo ainda hoje historicamente considerada de inestimável valor, devido à sua antiguidade e origem. Teria ela pertencido a Rose Brown, emigrada da ilha do Corvo, e seria esta precisamente a coroa usada pelos portugueses em 1871 no decorrer duma FESTA em honra do Divino Espírito Santo, a primeira deste género na Califórnia, pois incluiu o tradicional cortejo, assistência à missa na igreja paroquial e convívio social (jantar e dança).

Antecedendo, porém, a esta certificada manifestação da religiosidade da nossa gente na sua arreigada devoção à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, cumpre-nos assinalar a primazia duma outra que, embora transmitida por uma tradição oral, teria sido promovida por baleeiros açorianos possivelmente em 1865 no Condado de Monterey.

A coroa então usada, reveste-se duma particularidade assaz extraordinária visto que foi fabricada localmente, com o contributo de moedas de prata oferecidas pelos próprios baleeiros, estacionados em Carmelo Cove nas imediações da Missão de Carmel.

E é exactamente aqui, no Museu da Missão, onde presentemente se encontra esta preciosa coroa, ainda envolta num silêncio impenetrável por carecer da devida documentação histórica e arrimo de quaisquer testemunhos de arquivo.

Confessamos com a maior franqueza e intenso pesar que resultaram infrutíferas todas as pesquisas em descobrir se, de facto, a FESTA promovida pelos baleeiros obedeceu aos moldes tradicionais observados nas ilhas, ou seja, procissão e missa.

Pessoalmente, perfilhamos a opinião de que a Festa ter-se-ia realizado na cidade de Monterey, uma vez que ao tempo a igreja da Missão de Carmel encontrava-se em ruínas. Aliás o saudoso historiador Monsenhor James Culleton (1898-1978), que serviu quer na igreja paroquial de Monterey quer na Missão de Carmel, escreveu: "A cidade de Monterey tem a honra de ser a primeira localidade da Califórnia onde teve inicio a celebração do Espírito Santo." (Central California Register, 16 de Junho, 1966).

No entanto, é-nos totalmente incompreensível que esta informação, a todos os títulos preciosa, deixou no olvido a respectiva data da primeira Festa do Espírito Santo realizada na Califórnia e quiçá em todos os estados norte-americanos.

É igualmente na igreja paroquial de Monterey que se encontra uma linda imagem da Rainha Santa Isabel, esculpida em Portugal e remontando ao ano 1890. E em vez que, desde 1855, existiam em Monterey várias companhias baleeiras compostas por emigrantes portugueses, podem facilmente deduzir que esta imagem foi ofertada pelos nossos baleeiros. Um dístico afixo na imagem descreve-a como "Padroeira dos Portugueses de Monterey."

Uma outra particularidade, que creditamos de muito interesse, tem a ver com o emigrante Cristiano Leonardo Machado...

Natural da Ilha de São Miguel, onde nasceu em 1841, Cristiano cedo sentiu a atracção do mar, tendo embarcado bastante novo (1855) e estabelecendo-se mais tarde na Califórnia (1867), onde encontrou emprego na companhia de baleação do Carmelo Cove. Assegurado do seu futuro, regressou a São Miguel a fim de se matrimoniar com Maria Sousa. De volta à Califórnia, o casal fixou residência no Carmelo Valley, e aqui nasceram-lhe seis filhas e quatro filhos.

Em 1877, porém, Cristiano resolveu abandonar a vida de baleeiro e decidiu enveredar pela agricultura, arrendando nove alqueires dos terrenos pertencentes a Missão de Carmel.

Estava ao seu cuidado, igualmente, o arranjo das propriedades da Missão, exercendo também as funções de sacristão da respectiva igreja, que em muito ajudou a levantar do lastimoso estado de ruínas em que se encontrava.

À operosidade deste nosso irmão-emigrante se deve ainda a construção duma escola em Carmel, a primeira registada no Condado de Monterey. É, portanto, num aceno de saudade que ora recordamos Cristiano Leonardo Machado; a sua memória é certamente digna dos maiores encómios.

Mas suspensa numa interrogativa fica aqueloutra memória: - Será que a primeira Festa popular do Espírito Santo nos Estados Unidos terá ocorrido em Monterey no já distante ano de 1865?

Ajunte-se a gente toda,
Toda quanta está no campo,
P'ra acompanhar a coroa
Do divino Espírito Santo.

A coroa do Espírito Santo,
Ela está muito contente;
Está dando a sua graça
A este arraial de gente.