Manuel de Resendes


- Pioneiro do Empresariado Luso em Vancouver, Canadá -

Por José Ferreira - Adiaspora.com

Setembro, 2003

Manuel Resendes cedo sentiu o chamamento da aventura. Nascido a 13 de Maio de 1919 na Freguesia da Feteira Pequena, Nordeste, S. Miguel, Açores, decide, como tantos outros nossos compatriotas, que para além do vasto lençol de mar que circunda a ilha, os pastos seriam certamente mais verdejantes, e assim este filho das ilhas resolve partir, aos 35 anos de idade para tentar a sua sorte em terras por onde, outrora, passaram os valentes Cortes Reais.

Deixando para trás a esposa, Maria e seus quatro filhos, Manuel Francisco, António Dinis, José Afonso e Maria do Céu, embarca para o Canadá a 2 de Maio de 1954 no paquete navio grego T.S.S. Nea Hellas. Dirige-se do porto de Halifax para a cidade de Montreal, onde acabou por arranjar trabalho numa fazenda, e ali permaneceu por dois anos.

Manuel resolve, então, mudar de ares e seguiu para a cidade de Vancouver na costa ocidental do Canadá. Mais tarde, em 1958, chega a família e inicia-se uma nova etapa na saga da família Resendes em Vancouver.

Era do Lantern Café

Em Maio de 1961, adquire, com as suas poupanças, o restaurante Lantern Café, no 608 Main Street, e assim logrou ser o primeiríssimo português a estabelecer-se no sector hoteleiro na cidade de Vancouver. Esta façanha, e tantas outras dos nossos ilustres mas muitas das vezes, esquecidos, pioneiros, veio a abrir um novo mundo repleto de possibilidades empresarias aos nossos imigrantes naquela região do país, naquele tempo, ainda por desbravar.

O Lantern Café viria a alumiar o caminho de muitos dos portugueses recém chegados à cidade, pois depressa se tornou num ponto de encontro, servindo, por vezes, de endereço postal para aqueles que, ainda no início da sua aventura canadiana, não tinham paradeiro certo. Ali aglomeravam-se para uma refeição quente, uma conversa amena com os amigos, e em busca de trabalho, pois a bolsa de emprego desses velhos tempos para aqueles valentes pioneiros era o chamado "correio de boca".

A azáfama e movimento desses áureos tempos exigiam o esforço de todos os membros da família Resendes. Os filhos ali cresceram e se fizeram gente, entranhando-se, ao longo do tempo, a tradição familiar de bem servir.

Era da Adega Casa Resendes

No ano de 1972, iniciou uma nova era nesta tradição familiar, por mão dos filhos Resendes, com a abertura da célebre Adega sita em 1022 Main Street. Neste novo local da baixa de Vancouver, deu-se continuidade à obra que Manuel iniciara na década 60. Aqui, o cardápio continuou e continua a oferecer à sua clientela os apetecíveis e saborosos pratos da nossa cozinha portuguesa.

A família Resendes tornou-se, ao longo das décadas, um verdadeiro marco na história da diáspora portuguesa na Columbia Britânica. Farol no nevoeiro do desconhecido, albergou, naqueles primeiros anos, a esperança de muitos que aportaram aos seus estabelecimentos.

Hoje, a tradição continua bem viva, e quem visitar a Adega encontrará a mesma simpatia e arte de bem receber nas pessoas de Manuel Francisco e António Dinis Resendes.

Quem bem faz, bem recebe! - O mérito da família Resendes, e do seu serviço de restaurante que, em larga medida, contribuiu para a grande popularidade e prestigio de que goza a culinária portuguesa entre as gentes da cidade de Vancouver, tem sido alvo de várias manifestações de apreço por parte imprensa local anglófona.

O Sr. Manuel Resendes, o patriarca da família, ainda reside em Vancouver, onde hoje se dedica aos seus onze netos, gozando a tranquilidade dos anos outonais no carinho e aconchego de seus filhos e esposa.

Adiaspora.com agradece toda a hospitalidade e disponibilidade com que as quais foi recebida, desejando as melhores venturas a Família Resendes.

Reportagem exclusiva de Adiaspora.com