Grupo de Cantares Ilha Azul


Historial do Grupo

O grupo de Cantares Ilha Azul, fundado a 12 de Maio de 1996, tem como objectivo principal divulgar a música tradicional Açoreana. Temos um repertório baseado na recolha original de uma história de um povo sofredor, que relata a sua vida musicando quadras acompanhadas dos sons das cordas de instrumentos de madeira fazendo a ligação da vida na terra e no mar.

Como registo da nossa história, destacamos com grande honra a nossa presença em todas as freguesias da nossa Ilha e a nível regional, nas ilhas do Pico, S. Jorge, Flores, Graciosa, Terceira, S. Miguel e Sta. Maria.

Para além das Ilhas, o Continente também faz parte da nossa rota, no centro do Inatel, em Vila Nova de Cerveira, em Oeiras, e Casa dos Açores em Lisboa em Maio de 1999, num intercâmbio com o grupo "O Semeador" de Portalegre, onde participamos também nas festas daquela localidade.

Mais tarde vieram-nos brindar com a sua presença no II° encontro de Música Tradicional do Faial.

Em Junho de 2001, a convite da Câmara Municipal de Lisboa, actuamos no Castelo de S. Jorge, nas Festas da cidade de Lisboa. Em Agosto do mesmo ano, actuamos nas festividades de Conceição de Tavira a convite de um grupo local, grupo esse que no ano 2000, participou no III° Encontro de Música Tradicional do Faial.

Já em 2002, a convite do grupo "Seara Jovem", deslocamo-nos ao Alta Alentejo para realizarmos dois espectáculos, um em Avis e outro em Monforte. Este mesmo grupo participou no V° Encontro de Música Tradicional do Faial, junto com o grupo Picoense "Ronda das Nove", repetindo as mesmas actuações no dia seguinte na Ilha do Pico, na localidade de Terra do Pão.

Em Junho de 1998 fomos convidados a participar nos Festejos do dia de Portugal nos EUA, no Estado de Califórnia, onde actuamos em São José e no vale de São Joaquim.

Nessa mesma deslocação tivemos a honra de sermos convidados pelo Sr. Cônsul de São Francisco e a sua esposa num almoço convívio na sua residência oficial, acompanhados pelos organizadores da nossa deslocação.

Nesse mesmo ano, lançamos o nosso primeiro CD, de música tradicional Açoreana, que se intitula "Da Lira à Saudade", fazendo posteriormente a edição de cassetes com os mesmos temas.

Para além destas actividades, o nosso grupo também foi convidado a participar num programa televisivo "TeleManhã" da RTP-A e no programa "Portugal Português" da TVI.
Com provas dadas temos a organização e realização dos Encontros de Música Tradicional no Faial, inserido nas festas do aniversário da cidade da Horta, que se realizam no primeiro sábado de Julho, onde já participaram grupos do Faial, Pico, S. Jorge, Terceira, S. Miguel, Portalegre, Tavira e Monforte. Este encontro tem como objectivo divulgar a música tradicional portuguesa, particularmente a Açoreana, dando a conhecer a todos os que nos visitam.

Cumprindo um calendário de tocatas recorde, só em 2000 realizamos 24 actuações, sete delas para o Turismo Sénior do Inatel. Já em 2002 voltamos a ser convidados pelo Inatel para animação dos grupos que se deslocam à Ilha do Faial. Também marcamos presença no Concurso de Ranchos de Natal, organizado pela C.M.H., no dia de Reis.

Estes eventos só são possíveis com os patrocínios de algumas entidades, das quais queremos realçar a C.M.H., a Direcção de assuntos Culturais, Inatel, entre outros, não esquecendo a nossa comunicação social.

Membros do Grupo Cantares da Ilha Azul

José Xavier - Voz
Maria Lacerda - Violão e Voz
Maria Dilia Xavier - Voz
Maria Duarte - Voz e Percussão
Vitor Dias - Violão Baixo
Armindo Sousa - Bandolim
Delfina Camacho - Voz e Percussão
António Matos Júnior - Voz e Percussão
José Silva - Bandolim
Maria Marques - Voz
António Marques - Bombo
José Lopes - Flauta
Vitor Lopes - Violão e Voz