Notícias da Madeira

Clínica privada inaugurada na Freguesia
da Ponta do Pargo


O Chefe do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, inaugurou esta semana na Freguesia da Ponta do Pargo, Concelho da Calheta, a Clínica do Farol, num importante investimento de iniciativa privada sobretudo para a população local.
Jardim aproveitou a oportunidade para anunciar também novos investimentos públicos para aquela localidade, designadamente a via expresso que vai ligar o sítio da Raposeira à Ponta do Pargo, depois de 2008, e um centro cívico que deverá ser inaugurado em breve.
No entender do líder regional, estes são indicadores que permitem concluir que “a Ponta do Pargo tem condições excepcionais de desenvolvimento”. “E então com um acesso rápido aos outros pontos da ilha, como vai ter, creio que a Ponta do Pargo é um dos lugares com futuro na Região e a prova está na procura que vejo, de muita gente em terrenos aqui”, acrescentou Jardim, que se mostrou confiante em encarar “com muito optimismo o futuro desta freguesia e da sua população”.

Brazão de Castro corrige notícias sobre
distribuição da riqueza


O secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, esclareceu esta semana, através de um comunicado enviado às Redacções, que o valor do ganho médio dos trabalhadores por conta de outrem ao serviço dos estabelecimentos do sector estruturado da economia regional tem vindo a crescer, ao longo dos últimos anos, de forma sustentada, e sempre com taxas superiores às registadas no restante território nacional.
Para rebater as notícias que esta semana vieram a público sobre a forma como é distribuída a riqueza, Brazão de Castro lembra, no documento, que “em 1999, o ganho médio mensal regional cifrava-se em 654,04 euros e representava pouco mais de 93% dos valores então apurados pela mesma fonte estatística para o continente. Em 2003 o ganho médio regional tinha subido já para os 826,57 euros contra os 852,40 euros registados no continente, atingindo, deste modo, 97% da média nacional”.
“Assim, a diferença salarial é de 3,0% e não de 4.7%, conforme indicado na citada peça jornalística”, refuta o comunicado.
Segundo as estatísticas de 2003, e ainda de acordo com o esclarecimento do Gabinete do Secretário, em termos de comparação do ganho médio apurado em cada uma das zonas geográficas, apenas Lisboa e Vale do Tejo (1.099,71 euros) têm ganho médio superior ao da Região Autónoma da Madeira (826,57 euros)”.
Já no que diz respeito ao valor do PIB Regional per capita (15,1 milhares de euros), de acordo com dados de 2003, é “efectivamente o segundo valor mais elevado em termos de regiões, apenas ultrapassado por Lisboa e Vale do Tejo (18,2 milhares de euros), do mesmo modo que a produtividade”.
A Secretaria Regional dos Recursos Humanos sublinha ainda que é também a Região Autónoma da Madeira a segunda Região do País em termos de remunerações médias pagas às pessoas inseridas no mercado de trabalho, com 13.073 euros. “Um valor muito próximo da média nacional (13.163 euros sendo apenas ultrapassado também por Lisboa e Vale do Tejo (17,1 milhares de euros)”, conclui.

Bilhetes para o “Lobo Marinho” já podem ser adquiridos pela Internet
Já é possível adquirir desde a passada semana bilhetes de ida e volta a bordo do navio “Lobo Marinho” nas ligações entre a Madeira e o Porto Santo, através do endereço na Internet www.portosantoline.pt
Para além da compra, o cliente pode também imprimir a sua passagem de uma forma simples e segura, graças a um gestor de conteúdos, desenvolvido no âmbito do programa “madeira Digital”, que torna o site mais apelativo e intuitivo.
Duarte Rodrigues, administrador da Porto Santo Line, adiantou, na apresentação pública do programa, que “o sistema permite fazer de uma forma muito simples a compra de passagem para qualquer viagem, o pagamento através do cartão de crédito e a impressão do próprio bilhete de embarque numa qualquer impressora. Salientou também que o bilhete é um talão de embarque, não necessitando por isso de fazer qualquer tipo de check-in prévio.
Para a Porto Santo Line, uma das primeiras empresas a nível mundial a implementar um sistema destes, trata-se de um mecanismo que irá trazer significativas melhorias no processo de vendas de passagens para o Porto Santo. Durante os dois meses em que o processo esteve à experiência, verificou-se que o volume de reservas feito pelas agências através da plataforma informática disparou dos 70 para os 90 por cento.

Deputados do PSD “fiscalizam” obras
do Governo em São Vicente


O Governo Regional vai construir uma muralha de protecção da orla costeira e uma “promenade” na Ponta Delgada, revelou o deputado Gabriel Drumond no final de uma visita do grupo parlamentar do PSD/M àquela freguesia, sem no entanto precisar a data para o arranque das obras e o montante do investimento previsto.
Drumond salientou ainda que no Programa do Governo estão previstas outras obras para a Freguesia da Ponta Delgada, tais como o caminho municipal de São Nicolau, na Primeira Lombada, que já se encontra em execução, o cais acostável do município, no Paço da Areia, e o lar para a Terceira Idade, junto à antiga casa da Dona Hilária.
No final da visita, os deputados social-democratas elogiaram o Governo e a Câmara Municipal de São Vicente pela forma como os trabalhos de revitalização e arranjo urbanístico estão a ser desenvolvidos no Concelho.


Secretário de Estado adjunto de Sócrates
veio à Madeira calado e saiu mudo


Filipe Baptista, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, esteve esta semana, durante dois dias, no Funchal, para uma reunião com membros do Governo Regional, mas não prestou qualquer esclarecimento aos meios de comunicação social.
Só através de uma nota informativa do Gabinete do Representante da República na Madeira, Monteiro Dinis, soube-se que Filipe Silva se reuniu com o secretário Regional dos Recursos Humanos e das Comunidades, Brazão de Castro, num encontro que foi mediado pelo próprio Representante da República.
De acordo com a mesma informação, estiveram em análise questões relacionadas com a última revisão constitucional e que têm vindo a provocar alguma crispação política entre o Governo da República e o Governo Regional.
O comunicado enviado nas vésperas da reunião referia que “num clima de diálogo e adequado relacionamento serão feitos esforços para encontrar soluções, tendo em conta os príncipios constitucionalmente impositivos de cooperação entre os órgãos de soberania e os órgãos regionais”.

Mostras gastronómicas animam Santana e Machico


Termina este fim-de-semana a quinta edição da Mostra Gastronómica de Santana, que durante sete dias acolheu muitos madeirenses e estrangeiros que ali ocorreram para provar as iguarias típicas do Norte da Ilha, numa iniciativa da Associação Santana Cidade Solidária.
Mais uma vez o certame contou com uma delegação dos Açores e restaurantes das várias freguesias de Santana, que mostraram a sua gastronomia de qualidade, naquele que é já um cartaz turístico e de promoção do concelho.
Agora, de 29 de Julho a 6 de Agosto, segue-se a vez da Semana Gastronómica de Machico, que já está em fase de preparação com mais de duas dezenas de barracas de comes-e-bebes, representando os diversos restaurantes do concelho.
A Câmara Municipal de Machico preparou um vasto programa musical de animação, com destaque para Paulo Gonzo, que fará a abertura no primeiro sábado, dia 29 de Julho.
As noites na Cidade de Machico vão ser ainda abrilhantadas com fogo de artifício e com a actuação de grupos folclóricos, bandas filarmónicas, tunas e discoteca ao ar livre. O conhecido cantor nacional Emanuel actua na noite de terça-feira, 1 de Agosto.

Fundos europeus: Jardim acusa Governo
de Sócrates de prejudicar a Madeira


O governo da Madeira acusou esta semana o executivo de José Sócrates de "discriminação política" e de prejudicar a região no processo de acesso aos fundos europeus do Quadro Comunitário de Apoio (QCA), que termina em 2007.
De acordo com um comunicado, assinado pelo presidente do governo madeirense, Alberto João Jardim, distribuído no Funchal, no âmbito deste QCA (2000-2007) estão previstas duas reprogramações que permitem acesso a reforços financeiros com verbas ainda disponíveis.
Na avaliação intercalar da execução do actual quadro de apoio, salienta, a execução dos fundos comunitários na Região Autónoma da Madeira obteve uma classificação de "muito eficiente".
"Porém, na primeira reprogramação a Madeira foi a única região do país que ficou totalmente impedida de aceder aos financiamentos adicionais disponíveis", afirma o governo regional no comunicado.
Na segunda reprogramação, acrescenta, a Madeira pediu um reforço de 20 milhões de euros, divididos pelos vários programas comunitários (Feder, 5,65 milhões, FSE, 6,850 milhões, FEOGA, cinco milhões e IFOP, 2,5 milhões).
Contudo, a 29 de Junho, a proposta madeirense foi reduzida pela direcção-geral de Desenvolvimento Regional - órgão sob a tutela do Governo da República - para 11,360 milhões de euros.
O mesmo comunicado adianta que, a 10 de Julho, foi informado ao governo regional que apenas tinham sido disponibilizados 1,6 milhões de euros relativos ao FEOGA.
Dois dias depois, a 12 de Julho, nova informação dava conta de que "esse reforço já não podia ser disponibilizado". "Se não estamos perante discriminação política então o que é isto?", questiona Alberto João Jardim no comunicado.

Alberto João Jardim e Rui Rio reuniram-se no Porto


Os presidentes do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, e da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, reuniram-se, no Porto, para analisar possíveis áreas de cooperação entre a região e o Norte.
Segundo um comunicado distribuído no Funchal pelo gabinete da presidência do executivo madeirense, Jardim e Rui Rio iriam reunir-se num almoço de trabalho, no Porto, para debater igualmente aspectos relacionados com a situação política nacional.
As "pretensões socialistas" quanto à alteração das leis de finanças locais e regionais e as soluções adoptadas pelo município do Porto contra a publicidade poluente e ilegal seriam outros temas de conversa, acrescenta o mesmo documento.

Apesar dos avisos, muitos madeirenses foram a banhos de sol


Milhares de madeirenses acorreram no último domingo às piscinas e praias da Madeira, apesar dos alertas do Instituto de Meteorologia para os perigos dos raios ultravioleta.
A previsão do Instituto de Meteorologia de índice Ultra- Violeta para a Região Autónoma da Madeira para o último domingo é de 11, entre as 11:00 e as 16:00 horas, num nível extremo que se tornava perigoso para a saúde.
Segundo uma fonte da empresa Frente MarFunchal - Gestão e Exploração de Espaços Públicos, às 11:30 horas de domingo, com uma temperatura de 26 graus, as piscinas do Lido tinha já registado 1.138 entradas, enquanto nas de Ponta Gorda, Barreirinha e Docas, esses valores eram de 534, 170, e 102 respectivamente.
A afluência, no entanto e sobretudo no Lido, era constante, com centenas de pessoas estendidas ao sol, mas também com outras resguardadas nos espaços com sombra.
"Não vou ficar ao sol, já tenho a espreguiçadeira parcialmente à sombra", confessou à Agência Lusa uma banhista que revelou saber que nos últimos dias a Região tem apresentado valores elevados de índice Ultra-Violeta mas desconhecer "que hoje estão no máximo".
"Tomo sempre em atenção às horas do Sol e costumo tomar estes cuidados", acrescentou apontando para o que estava a fazer, ou seja, distribuindo protector solar pelo corpo, opinião reiterada pela companheira de banhos: "faço minhas as palavras da minha amiga".
Outras três veraneantes manifestaram também à Lusa conhecimento dos alertas do IM sobre os índices Ultra-Violeta: "ainda há pouco olhamos para o semáforo solar e comentámos entre nós: "ainda dá para apanharmos mais um pedacinho de Sol".
O semáforo é uma espécie de relógio colocado pela Câmara Municipal do Funchal e que indica, por cores, as diversas intensidades do Sol à medida que uma sombra o vai percorrendo. Alguns dos veraneantes contactados pela Lusa, já bronzeados, afirmaram dispensar o protector solar por considerarem ter a pele "já está habituada (aos raios solares)".
O Instituto de Meteorologia e a Direcção Regional de Saúde Pública consideram "normais para esta época do ano" estes índices Ultra-Violeta pelo posicionamento geográfico da Madeira a uma latitude que a torna mais próxima do Norte de África do que do que do Continente português.
Segundo a directora regional de Saúde Pública, Isabel Lencastre, o organismo que superintende tem distribuído pelas praias, complexos balneários e nos espaços disponibilizados pela Câmara Municipal do Funchal material informativo sobre os malefícios da exposição excessiva ao sol e, em particular, em dias com índices elevados de Ultra-Violeta.

Martinho da Vila encheu Praça do Município


Em mais um evento promovido pela Comissão Organizadora dos 500 Anos da Cidade d Funchal, que se assinalam em 2008, realizou-se na Praça do Município um concerto com o brasileiro Martinho da Vila, que apresentou a milhares de pessoas o seu novo trabalho discográfico, “Brasilatinidade ao Vivo”.
“Sonho de um Sonho”, “Vai ou não vai”, “Roda de Samba no Céu”, “Suco de Maracujá”, “Mirra, Ouro e Incenso”, “Feiche”, “Fibra”, “Quem Tá com Deus não tem medo”, “ Quando essa onda passar”, “Devagar, Devagarinho”, “Tempero do Prazer”, “Sob a luz do candeeiro”, “Um Beijo, Adeus” (Prima Dammi Un Bacio), “Aquarela Brasileira”, “No Embalo da Vila”, Quem lhe disse”, “Dar e Receber”, “Uma casa nos ares (La Casa Em El Aire )”, “Um dia tu verás (Un Jour Tu Verras) e “Dentre Centenas de Mastros” são os temas que compõem o novo disco e que, dias antes foi apresentado em concerto no Coliseu.
No Funchal, o cantor demonstrou toda a sua simpatia e carisma em palco, para além de ter cosneguido fazer do público, um coro à altura paa muitas das suas músicas.

Madeira vende banana e cerejas em Paris


O Jornal da Madeira noticia que a banana e a cereja madeirenses estão a ser vendidas nas galerias “Lafayette”, em Paris. Para além disso, estão a ser desenvolvidos vários contactos com grandes superfícies estrangeiras, no sentido de estender a venda de produtos madeirenses a outros países. O objectivo é privilegiar a qualidade em vez da quantidade, como refere o director regional da Agricultura ao matutino.
«A comercialização de produtos regionais frescos ou com uma primeira transformação tem uma grande margem de progressão. De um modo geral regista-se cada vez maior interesse por parte das grandes superfícies», salientou Bernardo Araújo.
O responsável acrescentou ainda que «já existe alguma capacidade, especialmente através de cooperativas, para colocar produtos agrícolas fora da região e do país, para além da banana, é claro!».
“Por exemplo, destaca, «a cooperativa Agripérola, começou a enviar recentemente, 200 quilos de cerejas, por semana, para as Galeries Lafayette, em Paris, que também já comercializa banana da Madeira».
«O importador francês é descendente de madeirenses e está bem colocado no difícil mercado de produtos gourmet. Estas galerias publicam trimestralmente uma revista sobre produtos de diversas origens e na edição de Verão de 2006 podemos encontrar uma reportagem sobre a banana e a cereja da Madeira. O que é, sem espaço para dúvidas, uma excelente promoção dos nossos produtos e também do destino Madeira» — realça Bernardo Araújo”, lê-se no JM.
A Região «está a tentar diversificar a comercialização, apostando em mercados de qualidade, procurando nichos de mercado em que o cliente sente uma especial motivação para comprar produtos exóticos, com características únicas e distintas», concluiu.

Universidade da Madeira com 567 vagas


A Universidade da Madeira terá, no ano lectivo de 2006/2007, 567 vagas. Em comparação às vagas disponibilizadas no ano transato, há um acréscimo de treze vagas, sendo que seis são na Saúde — 3 em enfermagem e 3 em Medicina. Os números oficiais de vagas por universidades forma disponibilizados esta semana pelo Ministério.
De referir que, no total das universidades, verificou-se um aumento de apenas 46 vagas em relação a 2005/06, sendo que 13 lugares foram para a Madeira.
No total, serão proporcionados 47.048 lugares, mais 19% do que o número de alunos que concorreu, o ano passado, às universidades (38.982). O número de cursos passou de 1.062 para 975.
Na Madeira, foram reabertos os cursos de Educação de Infância e Ensino Básico 1.º Ciclo, enquanto que foram encerrados outros dois: Ensino de Informática e Educação Sénior, explicou o reitor da UMa ao Jornal da Madeira.
De referir que a Universidade madeirense vai oferecer, pela primeira vez, um acesso comum aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações e Redes, Engenharia de Informática e Matemática, «o que permitirá aos alunos só terem que escolher o curso depois de serem admitidos na Universidade, o que possibilita uma maior flexibilidade na escolha», referiu.
“A lista oficial, que não diverge muito da proposta da Madeira, contempla 10 vagas para as Artes Plásticas, 20 para Biologia, 30 para Bioquímica, 38 para o ciclo básico de Medicina, 39 para Ciências da Cultura, 20 para Ciências da Educação, 35 para Comunicação, Cultura e Organizações, 20 para Design/Projectação e 20 para Economia.
A Educação Física e Desporto disponibiliza vinte vagas, a Educação de Infância 20 e o conjunto Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações e Redes, Engenharia Informática e Matemática 120.
Depois, temos o Ensino Básico do Primeiro Ciclo com 20, os Estudos Ingleses e Relações Empresariais com 25, a Gestão com 35, a Psicologia com 20, o Serviço Social com 20 e a Enfermagem com 35.
Haverá ainda mais 20 vagas para as Ciências da Educação, ao nível do concurso local para a UMa”, noticia o matutino.

PJ/Madeira detém suspeito de tentativa de homicídio
cometido há dois anos


A Polícia Judiciária do Funchal anunciou esta semana a detenção de um homem de 29 anos suspeito da autoria de um crime de homicídio na forma tentada ocorrido em Abril de 2004, no Funchal.
De acordo com o comunicado emitido pelo Departamento de Investigação Criminal do Funchal, a identificação e detenção suspeito acontece quarta-feira depois de "complexas de morosas diligências" desenvolvidos ao longo dos últimos dois anos.
A investigação recolheu indícios que o detido, na madrugada de 20 de Abril de 2004, utilizando material explosivo devidamente camuflado terá destruído parcialmente uma residência no Funchal, ferindo com gravidade o seu locatário.

DESPORTO

Associação de Basquetebol da Madeira
presidida por uma mulher


A primeira jogadora de basquetebol da Madeira a conseguir a internacionalização, é também a primeira mulher a assumir a presidência da Associação de Basquetebol da Madeira. Aos 34 anos, Sandra Rebolo tem por principal tarefa pacificar as relações entre a ABM e a Federação Portuguesa de Basquetebol, desenvolver a modalidade ao nível regional e construir uma sede condigna para a associação. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Motrocidade Humana de Lisboa e mestre em Psicologia do Desporto, Sandra Rebolo é professora no Departamento de Educação Física da UMa.
Depois da sua vitória eleitoral, a nova presidente deu uma entrevista ao Jornal da Madeira, explicando o que a motivou a concorrer: “Desde logo o meu percurso na modalidade. Fui jogadora, treinadora, árbitro, directora técnica da Associação de Basquetebol da Madeira. Foi uma modalidade que aprendi a gostar desde os 11 anos, depois de um ano como ginasta, e foi no basquetebol que tirei o maior prazer de competir. Comecei como atleta no Clube Amigos do Basquete e alguns anos mais tarde, quando fui para Lisboa tirar a licenciatura em Educação Física, na Universidade de Motrocidade Humana, joguei nos Estrelas da Avenida. Aquando do regresso à Madeira, voltei ao CAB e depois no CF União, como jogadora/treinadora. Neste longo percurso, fui ainda directora técnica da ABM e não escondo que já fazia parte dos meus planos liderar a Associação”.

Cristiano Ronaldo diz que continua a ser
amigo de Wayne Rooney


O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo afirmou nos dias em que esteve de férias no Funchal que continua "a ser amigo" do inglês Wayne Rooney, seu colega de equipa no Manchester United, de Inglaterra, e adiantou que o seu futuro ainda continua em aberto.
O jovem avançado português não quis, contudo, manifestar-se mais sobre os incidentes ocorridos no jogo dos quartos-de-final do Mundial Alemanha2006, quando Rooney foi expulso por ter agredido Ricardo Carvalho no jogo que Portugal acabaria por ganhar no desempate por "penaltis" (3-1).
Cristiano Ronaldo, que se encontrava na Madeira em gozo de férias, como faz todos os anos, acompanhado da família e da namorada Merche Romero, falava aos jornalistas por ocasião de uma cerimónia em sua honra oferecida pelo presidente do Governo Regional, na qual foi condecorado com o Cordão Autonómico de Distinção. Depois, foi também condecorado pela Câmara Municipal do Funchal. Nos dois edifícios, o jovem futebolista foi recebido por uma multidão de fãs.