AMOR DA PÁTRIA COMMUNITY CENTRE FESTEJOU AS SUAS 33 PRIMAVERAS

(7 de Fevereiro de 2004)

Por: Carlos Morgadinho - Adiaspora.com


Este nosso prestigioso Centro Cultural da Comunidade Lusa radicada nestas terras do Ontário celebrou, a preceito, mais um aniversário natalício, o trigésimo terceiro, de vida associativa na sublime missão de preservar e difundir as nossas raízes lusitanas pelo Continente do Norte da América.

Desta maneira, e ao longo dos anos, as sucessivas Direcções do Amor da Pátria têm primado por manter essas raízes culturais, tanto portuguesas, como da Região dos Açores donde a maioria dos seus membros são oriundos, principalmente das Ilhas do Pico e Faial, bem vivas, muitas das vezes com enormes sacrifícios tanto a nível individual como colectivo. No entanto, graças à tenacidade e determinação dos seus Directores, esses muitos obstáculos que, por vezes, se erguem no caminho das suas actividades sócio-culturais, vêm sendo debeladas, uma a uma, e a sua missão tem, desta maneira, continuado sem interrupções. São exemplos dignos de se apontar a quantos intentam abraçar ou participar na vida do associativismo comunitário.

Com esta ideia de não deixar esquecer, ou passar sem a devida honra, a celebração desta efeméride, a Direcção do Amor da Pátria realizou um jantar /convívio no passado Sábado, dia 7 de Fevereiro de 2004, pelas 20.00 horas, no salão paroquial da Igreja de Santa Helena, que contou com a presença de mais de 250 pessoas entre sócios, amigos e familiares daquele popular Centro Comunitário. O jantar composto por dois pratos, peixe e carne, além de um apetitoso caldo verde, estava uma delícia, tendo sido totalmente confeccionado por um dedicado grupo de senhoras voluntárias deste Centro. Não tenhamos dúvidas que estas simpáticas e laboriosas senhoras são a "coluna vertebral" desta colectividade, pela disponibilidade e dedicação demonstrada ao longo dos anos, predicados estes que só temos a louvar. Só é pena que, muitas das vezes, sejam as primeiras a ser olvidadas nos artigos inseridos em alguns dos órgãos comunitários - fala-se em vez, e muito, dos seus presidentes ou directores - relegando para o esquecimento estes grupos de membros associativistas, muitos das quais acumulam as funções de directores dessas mesmas agremiações.

Após terminado o jantar, foi dado seguimento a esta noite de alegria com a actuação do Grupo Coral deste Centro aniversariante, conduzido pela batuta de Madalena Baptista, que entoou, a quatro vozes, entre vários trechos, os hinos do Canadá e Portugal. Os membros deste excelente grupo coral foram acompanhados pelo conjunto musical deste Centro Comunitário sob a liderança do maestro Carrusca, e sendo este constituído por Luís Maiato (acordeão), João Vieira e José Martins (bandolim), João Vieira (viola baixo), Carlos Melo (viola da terra), António Estevães (viola) e Custódio Carrusca (rabecão).

De seguida, actuou o Rancho Folclórico do Amor da Pátria que, trajando os seus trajes regionais, dançaram, com coreografia impecável, diversos números tradicionais e populares das Ilhas do Pico e Faial, dos quais destacamos a Chamarrita do Pico. É de salientar a presença neste grupo de alguns jovens que, desta maneira, contraria as afirmações dos mais pessimistas no que concerne à ausência dos jovens das muitas actividades culturais de cariz associativo. Estes jovens, de 18 anos de idade ou até menos, estão, pouco a pouco, a regressarem às suas "raízes" e a absorverem a riqueza cultural que os seus pais e avós trouxeram, não nas malas mas nos corações, quando emigraram para longe do torrão natal. Cremos que a sobrevivência das nossas raízes está definitivamente garantida pela "mãos"destes jovens que começam, agora, a envolver-se na vida associativa.

A presidente do Amor da Pátria, Sra. Maria Goulart, na sua breve alocução, agradeceu a presença de quantos ali presentes, relembrando, ao mesmo tempo, o esforço e dedicação dos membros das Direcções passadas que pavimentaram o caminho para o bom sucesso dos que hoje gerem as multi-actividades deste Centro Cultural. Desta maneira, foram citados e chamados os ex-Presidentes dessas Direcções, desde a formação do Centro Cultural do Amor da Pátria, alguns dos quais presentes no salão como João Vieira, Alfredo Barcelos, Maria Amaral, Maria Neves e Manuel Martins que, por sua vez, agradeceram o carinho e apoio de todos os presentes ao "seu" Clube por todos estes anos, desejando um "Feliz Aniversário" (Happy Birthday) e muitos anos de vida. A actual Presidente da Assembleia Geral, a jovem Leslie Neves-Azevedo, na sua intervenção, não quis perder a oportunidade de deixar um apelo à juventude para que se envolvam nas actividades do Amor da Pátria para, assim, se possa dar continuidade à obra de preservação da nossa língua e cultura.

Presentes nesta festa, diversos elementos representando o Graciosa Community Centre, Associação Cultural 25 de Abril de Toronto (Núcleo Capitão Salgueiro Maia), Sport Club Lusitânia de Toronto, Aliança dos Clubes e Associações do Ontário (Acapo) e da Irmandade do Divino Espírito Santo de Cambridge, esta última nas pessoas do Sr. Herculano Silveira e esposa, e do portal da Internet, Adiaspora.com. Presentes também o Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Dr. Artur Magalhães e esposa, que no uso da palavra aproveitou, não só para agradecer o convite formulado para a sua comparência neste aniversário, mas também para alertar a Comunidade Lusa no sentido de se unir e apoiar os candidatos luso-canadianos locais nas eleições federais que se avizinham e que serão as vozes das nossas gentes. Relembrou também a recente estruturação na emissão de Bilhetes de Identidade, agora provido localmente pelo Consulado Geral, que após a entrega dos respectivos requerimentos pelos cidadãos nacionais, aqui residentes, receberão aquele importante documento em apenas quatro dias úteis, em vez de meses ou anos, como era habitual no passado.

Para finalizar a noite foi a vez do "pezinho de dança", abrilhantado pelo conjunto musical "The Ritz", que levou umas largas dezenas de pares para a pista de dança para aí se "abanarem" até à exaustão.

O corpo redactorial da Adiaspora.com agradece o convite para a nossa presença nesta festa de aniversário deste carismático Centro Comunitário, desejando, ao mesmo tempo, as maiores venturas no caminho associativo. Não parem. Continuem na vossa tarefa comunitária e de preservação da Cultura Lusa.