JANTAR CONVÍVIO DOS AMIGOS DE VILA FRANCA NO C.C.P.M.

(Mississauga, 17 de Janeiro de 2004)

Por João G. Silva - Adiaspora.com

Os amigos de Vila Franca do Campo realizaram o seu primeiro encontro no Canadá que teve por forma um jantar-convívio no Centro Cultural Português de Mississauga, no sábado, dia 17 de Janeiro 2004, e que foi um autêntico êxito. Com o salão daquele Centro Cultural repleto de naturais e amigos daquela vila açoriana, contou este evento com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Rui Carvalho e Melo, e a sua esposa, Fernanda Melo, que se deslocaram até nós para confraternizarem e promover a sua terra.

O Comité dos Amigos de Vila Franca, constituído por Gilberto Martins, José Câmara e esposa, Angie Câmara, foi responsável pelo convite ao Rui Carvalho e Melo para participar deste jantar, um convite de longa data, que só agora se realizou, porquanto, já há muito era sonho dos vilafranquenses residentes na Grande Área Metropolitana de Toronto, a concretização deste evento.

Presentes também várias figuras públicas das quais destacamos, o Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Dr. Artur Monteiro de Magalhães, e esposa, os deputados federal e provincial Caroline Parish e Peter Fonseca, respectivamente, o Vereador George Carlson e o actual candidato ás próximas eleições federais pelo círculo eleitoral de Mississauga South, Charles de Sousa, Rita Melo, em representação da Federação de Empresas e Profissionais Luso-Canadianos e os directores do C.C.P.M., Raimundo Favas e Gilberto Moniz.

Antes do jantar, o Monsenhor Eduardo Resendes, dirigiu algumas palavras a título de boas-vindas aos convidados de Vila Franca, solicitando aos convivas um minuto de silêncio pelo falecimento do seu colega, Pe. Carlos Faleiro da igreja do Cristo Rei de Mississsauga, que fora sepultado nesse mesmo dia, após o qual abençoou a refeição, esmeradamente servido por membros do CCPM.

Após o repasto, Jack Prazeres, Presidente do Centro Cultural Português de Mississauga, dirigiu as boas-vindas ao convidado de honra da noite, o autarca vilafranquense, Rui Carvalho e Melo. Em seguida, deu a palavra às supra citadas figuras políticas e dirigentes associativos que se encontravam presentes naquela sala, os quais, em suas alocuções, exprimiram apreço e amizade pelo convidado de honra e esposa.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo inteirou a audiência do progresso e desenvolvimento daquela Vila, incentivando os nossos imigrantes e seus familiares a visitarem aquele concelho. Frisou este autarca que o contributo dos nossos imigrantes para o sector do turismo é, por vezes, mais substancial do que o de outros visitantes estrangeiros.

Apelou à doação de artefactos regionais antigos ao Museu do Concelho para o enriquecimento do seu património. Efectuou um convite a todos os presentes, e à Comunidade em geral, para visitarem Vila Franca do Campo, que hoje possui boas e modernas infra estruturas hoteleiras e recreativas, das quais destacou a marina e o aqua-parque, referindo-se também às suas belas praias.

Seguiu-se a troca de lembranças entre os oradores convidados e o comité organizador. Jack Prazeres revelou que o Presidente da Câmara de Vila Franca do Campo teria ofertado vários artigos regionais ao Centro Cultural de Mississauga destinados a esta festa, tais como 60 ananases de S. Miguel, servidos durante o jantar, e CD's das Marchas de São João da Vila 2003, distribuídos entre as famílias presentes, também como vinho abafado e queijadas da Vila. Expostos no hall de entrada daquele Centro Cultural, uma boa gama de livros e artigos regionais daquele concelho, presenteada por aquele autarca.

Na parte de entretenimento, o conjunto musical, "Jovem Império", facultou música de dança aos convivas. Os artistas comunitários Daniel Carvalho, um vilafranquense, e Tiffany Costa mais animaram o serão com as suas actuações. Como é da praxe das festas do Centro Cultural de Mississauga, o seu Grupo Folclórico, ostentando os trajes típicos das diversas regiões de Portugal, deliciaram a assistência com os seus dançares e excelente coreografia, tendo, no final da sua prestação, presenteado Rui Carvalho e Melo com uma lembrança simbólica, à qual, por sua vez, este retribuiu. Foi anunciado a próxima digressão estival deste Grupo Folclórico a Portugal Continental e possivelmente aos Açores. De imediato, aquele autarca se disponibilizou para facultar meios de transporte ao Grupo no seu tournée pelos concelhos da Ilha de S. Miguel.

Foi ainda entregue pelo CCPM àquele autarca, um cheque no valor de mil dólares destinado às crianças desfavorecidas do seu Concelho. É de salientar a vinda de um bolo confeccionado em Ponta Delgada para ser servido após aquele jantar.

Está de parabéns a Comité Organizador deste belo convívio, esperando-se ter continuidade nos anos vindouros.

·Texto e Fotos de: João G. Silva.