REGIÃO VAI RECEBER NOVE EMBARCAÇÕES

PARA SALAVAMENTO MARÍTIMO

 

As corporações de bombeiros do Corvo, Calheta de São Jorge, Santa Cruz da Graciosa, São Roque do Pico, Santa Cruz das Flores, Lajes do Pico, Vila Franca do Campo, Vila do Porto e Povoação vão receber embarcações salva-vidas, no âmbito de um projecto de cooperação inter-regional, que prevê uma dotação de 840 mil euros para a Região.

O anúncio foi feito pelo presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, no final de uma reunião de dois dias, em Angra do Heroísmo, dos responsáveis pelos serviços regionais da Protecção Civil dos arquipélagos portugueses e espanhol da Macaronésia, para análise da evolução do projecto “SAMARCAM - Salvamento Marítimo nas Canárias, Açores e Madeira”.

António Cunha adiantou que já está a decorrer o processo de aquisição de 75 equipamentos autónomos de mergulho destinados às corporações de bombeiros que vão receber as embarcações, que serão financiados em 85 por cento pelo INTERREG III B.

Ainda no âmbito deste projecto, seis bombeiros açorianos vão ter formação em operação de semi-rígidos, na Madeira, com o objectivo de ficarem habilitados a formar outros efectivos na Região.

Durante dois dias, os responsáveis da Protecção Civil dos Açores, Madeira e Canárias procederam a um ponto da situação sobre as acções de formação conjuntas que já tiveram lugar, a aquisição de embarcações e de equipamento de mergulho e a criação duma página Web, estando prevista para Dezembro próximo, ou Janeiro de 2006, na Madeira, uma última reunião dos parceiros deste projecto.

GaCS/MG