GOVERNO REGIONAL RESOLVE MAIS CINCO CASOS HABITACIONAIS
DE FAMÍLIAS MUITO CARENCIADAS

O secretário regional da Habitação e Equipamentos, José Contente, entregou, esta manhã, em Ponta Delgada, as chaves de cinco moradias destinadas a realojamentos urgentes, a outras tantas famílias carenciadas da ilha de São Miguel.
A resolução destes cinco casos habitacionais integra-se num conjunto de iniciativas governamentais, no âmbito do programa de realojamentos, que levou à resolução, neste ano de 2005, de vinte casos muito graves em termos de condições de habitabilidade, envolvendo famílias com preocupantes possibilidades económicas, num investimento público da ordem dos 1,4 milhões de euros.


José Contente aproveitou a ocasião para esclarecer que estão em curso na Região dois programas habitacionais destinados, exclusivamente, a realojamentos, um dos quais, envolvendo o Instituto Nacional da Habitação, o Governo Regional e as Autarquias Locais, e tendo em vista a construção de 1.300 habitações num investimento global de 70 milhões de euros, cabendo ao executivo açoriano uma comparticipação de 43 milhões de euros. O outro programa é da exclusiva iniciativa do Governo Regional, destina-se à resolução de problemas habitacionais muito urgentes e justifica-se pelas más condições em que, ainda, vivem, algumas famílias carenciadas.
Foi o caso da entrega formalizada na cerimónia realizada hoje na Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos, com o Governo Regional a adquirir as cinco moradias, pelo valor total de cerca de 477 mil euros e a ceder a sua utilização às famílias necessitadas, mediante o pagamento de uma renda adequada às suas possibilidades financeiras.
Aquelas moradias, precisou José Contente, continuam, assim, a fazer parte do património habitacional da Região, enquadrando-se no esforço que o Governo continua a fazer na melhoria das condições habitacionais de todos os açorianos, nomeadamente, dos mais carenciados.

GaCS/JMB
Anexo: Fotografias GaCS/João Freitas