GOVERNO VAI CRIAR NOVOS INTINERÁRIOS DE TRANSPORTES
COLECTIVOS DE PASSAGEIROS, EM SÃO MIGUEL,
COM HORÁRIOS ALARGADOS

O secretário regional da Habitação e Equipamentos, José Contente, anunciou, hoje em Ponta Delgada, que o Governo vai abrir um concurso público para a exploração, na ilha de S. Miguel, de três novos itinerários de transportes colectivos de passageiros, como forma de responder às novas necessidades do mercado de trabalho.
Os novos itinerários ligarão Ponta Delgada às Capelas - via Fajã de Cima - à Ribeira Grande - via Pico da Pedra, Calhetas e Rabo de Peixe - e à Lagoa, via Livramento, funcionando em horários depois das 19 horas e até à meia noite.
As novas carreiras vão servir, sobretudo, os utentes que exercem a sua actividade profissional na hotelaria e na restauração que trabalham para além das horas normais de expediente e que, por não disporem de transporte público, têm de recorrer aos transportes colectivos para o seu regresso a casa.
O impacto desta nova experiência em São Miguel vai ser devidamente avaliado no sentido de a mesma poder vir a ser estendida a outras ilhas da Região, se as exigências do mercado de trabalho o justificarem.
O anúncio desta iniciativa governamental foi feito no final da cerimónia de assinatura de diversos contratos de cooperação ao abrigo do SIRIART - Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas no Transporte Colectivo Regular de Passageiros, com empresas do sector, tendo em vista a renovação das respectivas frotas, com a aquisição de mais 24 novos autocarros de passageiros, a que corresponde uma comparticipação pública da ordem dos 2,2 milhões de euros.
José Contente referiu, a propósito, que prosseguia, assim, a aposta do Governo, iniciada em 2001, de renovação das frotas de transportes colectivos de passageiros na Região Autónoma que afectou, desde aquela data e até ao ano passado, um apoio financeiro público de cerca de 13 milhões de euros, que foram destinados à aquisição de 84 novos autocarros, promovendo-se, com isso, uma melhor qualidade no serviço prestado.
O secretário regional da Habitação e Equipamentos anunciou, ainda, que o Governo Regional vai avançar com o processo da privatização da sua participação na Empresa de Transportes Colectivos de Passageiros da ilha de Santa Maria.

GaCS/JMB
Anexo: Fotografia GaCS/João Freitas