RICARDO SILVA DEFENDE MAIS COOPERAÇÃO
COM O CONSULADO DOS EUA

Por: Ana Paula Fonseca

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, defendeu esta manhã um “estreitamento de relações” entre o município e o consulado dos EUA nos Açores.
Após uma audiência de cumprimentos com o cônsul americano na Região, David Scott, que decorreu nos Paços do Concelho, Ricardo Silva deixou a garantia que “estamos disponíveis e abertos para uma cooperação estreita entre a Câmara Municipal e consulado no domínio económico e cultural, tendo em conta o perfil do concelho”.
Segundo Ricardo Silva esta “cooperação é muito importante”, dado que nos EUA há uma grande comunidade de emigrantes naturais do concelho da Ribeira Grande. Por isso, manifestou que há “todo o interesse em fomentar um maior intercâmbio, seja económico e cultural”, com os EUA, principalmente com as comunidades açorianas.
O cônsul dos EUA, David Scott, enfatizou por turno, a importância da Ribeira Grande nas relações entre os Açores e os EUA, principalmente no domínio económico.
David Scott deixou, também, a garantia que aquando das suas recepções a entidades americanas irá fomentar a troca de experiências e saberes com o sector empresarial do concelho da Ribeira Grande, seja no sector agrícola e industrial. O mesmo se irá passar a nível cultural, nomeadamente no intercâmbio de eventos culturais.
Outro ponto focado nesta audiência, pedida pelo Cônsul dos EUA ao presidente da autarquia, foi o problema dos repatriados. David Scott afirmou estar confiante que haverá um decréscimo do número de açorianos repatriados, dado que a emigração para os EUA está a diminuir.