I ENCONTRO DE POLÍTICAS SOCIAIS DE HABITAÇÃO
AÇORES, MADEIRA E CANÁRIAS
NO PRÓXIMO ANO, EM SÃO MIGUEL

O secretário regional da Habitação e Equipamentos, José Contente, anunciou, esta manhã, em Ponta Delgada, a realização, no próximo ano, na ilha de São Miguel, do “I Encontro de Políticas Sociais de Habitação – Açores, Madeira e Canárias”, evento que pretende dar uma perspectiva comparativa do tipo de politica de habitação social em curso naquelas três regiões insulares europeias.
O anúncio foi feito no final da cerimónia de assinatura de dez escrituras de cedência de lotes no loteamento de Nossa Senhora de Fátima, na Vila de Rabo de Peixe, tendo o secretário regional considerado que aquele primeiro encontro vai permitir uma reflexão conjunta sobre os programas de habitação social e o seu impacto na melhoria da qualidade de vida das respectivas populações. José Contente referiu, a propósito, que nos Açores, e em matéria de apoios à habitação social, os programas em curso são muito mais apoiados do que na Madeira e nas Canárias.


Em relação ao loteamento de Nossa Senhora de Fátima, o secretário regional manifestou a sua enorme satisfação por verificar que dez casais jovens de Rabo de Peixe assumiram a responsabilidade de construírem a suas novas habitações, ao abrigo do programa de auto-construção, o que há alguns anos atrás era impensável acontecer em Rabo de Peixe, referindo que o Governo Regional, aos poucos, mas sempre com persistência renovada, vai resolvendo, assim, os problemas daquela vila micaelense.
José Contente anunciou que as 28 novas habitações destinadas a realojamentos e previstas para o referido loteamento, vão começar a ser construídas em Janeiro próximo, num investimento público da ordem dos 1,7 milhões de euros, permitindo retirar outras tantas famílias do bairro da Cova da Moura, onde, ainda, vivem em condições de habitabilidade precária. Para além disso, há mais 14 apartamentos que o Governo está a comprar e que, no mês de Maio, vão ficar disponíveis para realojar mais famílias carenciadas daquele bairro social.

GaCS/JMB
Anexo: fotografias GaCS/João Freitas