FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS

Por: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Nos dias 13 e 14 de Agosto de 2005, sábado e domingo, foram dias de festa para esta paróquia, a Igreja de Santa Cruz, no culto à nossa Senhora dos Anjos, uma devoção de fé que as gentes dos Açores consigo trouxeram quando emigraram para outras regiões, mais propriamente os oriundos da Ilha de Santa Maria além de este culto também ser observado em outras freguesias da ilha de São Miguel e doutras ilhas. Para isso aquela zona da cidade, onde reside grande parte da nossa comunidade radicada em Toronto, na sua maioria oriundos dos Açores, contou com a presença de dezenas de milhares de fiéis espalhados pelo trajecto da procissão encontrando devidamente engalanada com muitas das janelas e varandas das suas casas devidamente enfeitadas a preceito com lindas colchas, flores e algumas bandeiras de Portugal, Açores e Canadá.

Além do evento religioso a comissão de festas daquela paróquia organiza sempre, no parque adjacente à escola primária católica “Senhor Santo Cristo”, situada nas imediações daquela Igreja, um arraial com palco para a actuação dos artistas e um coreto próprio para a as Bandas Filarmónicas, além de uma tenda, muito visitada, de “comes e bebes”. Este ano actuou, naqueles dois dias, diversos artistas dos quais destacamos Chantel Carreiro, Porfírio Ribeiro, o conjunto musical Mexe-Mexe, o Rancho Folclórico da Nazaré, a Banda do Sagrado Coração de Jesus e o Grupo Ecos de Portugal, ambos da Igreja de Santa Helena além da Banda Lira Nossa Senhora de Fátima da Igreja de Santa Inês. Da Nova Inglaterra, Estados Unidos da América do Norte, esteve presente o popular artista luso-americano, Marc Dennis, cuja actuação, perante mais de três mil pessoas, encerrou as festividades, na noite de domingo, naquele parque da escola. É de notar que só o nome de Marc Dennis é cartaz de sucesso para qualquer festa derivado ao sucesso de muitas canções que tem vindo a compor e a gravar ao longo destes últimos anos como, “Lá vai o Varela”, “Verde e Vermelho”, “Quem é que eu sou”, “O Baile da “Povoação”, “Moça Açoriana”, “Bailinho Açoriano” e “Aqui Não Mamas Nada”.

No domingo, dia 15 de Agosto, pelas 13:00 Horas, com alguns chuviscos iniciais, deu-se início à tradicional procissão através das ruas na zona onde a Igreja se situa, no 142 Argyle Street, passando pela Gladstone Ave, Dundas Street West e finalmente Dovercourt Road. Várias foram as bandas filarmónicas que abrilhantaram este evento religioso das quais destacamos a Banda do Senhor Santo Cristo, Banda Lira de Nossa Senhora de Fátima e Banda do Sagrado Coração de Jesus e, obviamente, diversos andores com as imagens de São José que finalizou com a da padroeira, Nossa Senhora da Luz, além dos padres daquela paróquia e da Igreja de Santa Inês, padre João Mónico. Muitas centenas de crianças se incorporaram naquela procissão trajando figuras religiosas e bíblicas dos quais destacamos Moisés, Noé com a sua arca nas mãos, Santa Isabel, Menino Jesus de Praga, Arcanjo Gabriel, Santo António de Lisboa, Nossa Senhora de Fátima com os três pastorinhos e muitos e muitos anjinhos. Após terminada a procissão procedeu-se à missa solene presidida pelo padre António Teixeira que foi coadjuvado pelo padre João Mónico.

Festa bonita onde centenas de fieis se incorporaram seguindo o andor de Nossa Senhora da Luz e ali, rezando fervorosamente, alguns até descalços, pagavam promessas pelas graças recebidas.

Está de parabéns a Comissão de Festas desta nossa paróquia pela óptima organização das festas em honra de Nossa Senhora dos Anjos que atraiu tantos milhares de fiéis.

Clicar p/ ver

.....................

Clicar p/ ver

.....................