"FLOWER CITY PARADE" VOLTA A DESFILAR
32 ANOS DEPOIS EM BRAMPTON

Por João G. Silva

No passado sábado, dia 18, o centro da cidade de Brampton esteve em festa, com a abertura do ''Farmer's Market'' (Mercado dos Agricultores), e do regresso do famoso ''Cortejo das Flores'' após 32 anos de jejum.

Este cortejo anual, realizou-se por 10 anos consecutivos na cidade de Brampton, mais conhecida pela ''Flower City'', com início no ano de 1963 tendo sido interrompida por razões económicas e falta de patrocínio e apoio, voltando, desta vez, a desfilar no último sábado, na rua principal, Main Street, em direcção ao centro da cidade passando pela Câmara Municipal ''City Hall'' desde a Church à Frederick Streets.

A Presidente da Câmara, Susan Fennel, disse encontrar-se feliz em trazer de volta o cortejo, que é uma fantástica oportunidade de celebrar esta rica origem, que faz desta cidade, a única cidade das flores conhecida em todo o Canadá. Acrescentou também que este cortejo é para dar continuidade nos anos vindouros.

Nesta parada dedicada às flores, desfilaram vários carros alegóricos, Bandas musicais e carros alegóricos, os representantes do presente ano do festival multicultural ''Carabram'', a realizar no próximo mês de Julho, que vieram emprestar outra cor à cidade. Salientamos que a participação portuguesa neste desfile foi nula, nem a bandeira portuguesa foi levado por qualquer representante do ''Carabram'', como também a filarmónica ou qualquer grupo folclórico não participou neste importante desfile.

No decorrer da tarde houve no ''Gage Park'', festival de folclore e divertimentos, com um ''Show'' de flores e plantas de 138 espécies dentro do edifício da Câmara Municipal no período da manhã. Achamos sinceramente a parada pequena, comparada com os desfiles de bandas e de outros grupos étnicos, que tivemos a oportunidade de observar há 32 anos atrás. Esperamos que esta nova parada das flores tenha vindo para ficar e dar continuidade no futuro, daquilo que se fazia nos bons velhos tempos.