CÂMARA PUBLICA GUIA
DE FUNDOS HISTÓRICOS DO CONCELHO

Por: Ana Paula Fonseca


O Guia de Fundos Históricos, editado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande acaba de ser publicado e enviado para mais de 200 instituições públicas e privadas regionais, nacionais e das comunidades de emigrantes açorianas radicadas nos EUA, Canadá, Brasil e Cabo Verde.
Este Guia de Fundos Históricos do Arquivo Municipal de Ribeira Grande é um trabalho pioneiro nos Açores, tendo surgido após a publicação em 2004 do Guia do Museu Municipal.
Esta obra composta por 150 páginas é uma viagem ao arquivo municipal com mais de quinhentos anos, constituindo um verdadeiro instrumento de pesquisa por índice ideográfico e inventário aos arquivos públicos e privados do concelho da Ribeira Grande.
Os arquivos públicos dizem respeito à Administração Central Delegada (entre anos de 1832 a 1975; a Administração Local (1555 a 2003); Diocesanos (1633 a 1977) e as Paroquiais (1839 a 1913).
Quanto à Administração Central Delegada, o guia engloba a administração do concelho da Ribeira Grande, a Associação Asilo Escola Agrícola “Bernardo Manuel da Silveira Estrela, Escola Básica Integrada “Madre Teresa da Anunciada e a Repartição de Finanças do concelho de Ribeira Grande.
No capítulo da Administração Local figuram a Câmara Municipal, e as Juntas de Freguesia de Nossa Senhora da Estrela e São Pedro da Ribeira Seca e nos Diocesanos, a Ouvidoria da Ribeira Grande.
Relativamente aos Paroquiais, englobam as Juntas da Paróquia de São Pedro e de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Estrela.
Quanto aos arquivos privados, estes englobam as associações do concelho (entre 1949 e 1952), confrarias, irmandades e misericórdias (1843 a 1966), família e pessoais e empresas (1951 a 1990).
Do Guia de Fundos Históricos fazem parte ainda três anexos relativos à Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, Centro de Bem Estar Infantil e Juvenil “Jacinto Ferreira Cabido” e o Lar Augusto César Ferreira Cabido
A realização do Guia de Fundos Históricos do Arquivo Municipal da Ribeira Grande inseriu-se no âmbito do Plano de Actividades Anuais do Museu Municipal, tendo sido elaborado pelos Técnicos Superiores do Museu Municipal de Ribeira Grande, o historiador Hermano Teodoro e a historiadora/arquivista Ana Moscatel Pereira, contando com coordenação de Mário Moura.

O Arquivo Municipal da Ribeira Grande, que funciona no Solar de São Vicente Ferreira, actual sede da Divisão de Acção Sócio-Cultural, foi alvo durante três de anos de um grande trabalho de tratamento, o que veio a resultar num índice ideográfico com cerca de 800 assuntos. A documentação trabalhada foi arrumada em prateleiras, num total de cerca de 600m lineares.
Para além do fundo municipal, o Arquivo inclui também um fundo relativo à antiga Administração do concelho e à Ouvidoria de Ribeira Grande ocupando na totalidade cerca de 155m lineares, contendo perto de 2077 livros, 78 maços e três cadernos.