MATANÇA DO PORCO DO PCIM

por Carlos Morgadinho - Adiaspora.com

No dia 19 de Fevereiro de 2005, pelas 19:30, no salão da igreja de S. José de Oakville, realizou-se mais uma tradição das gentes oriundas da região dos Açores – a festa de matança do porco que contou com um jantar bufete, tipicamente de sabores regionais, onde não faltaram as tão apetitosas morcelas, chouriços, inhames, batata doce, iscas de fígado e muitas outras iguarias de fazer crescer água na boca.

Mais de 400 pessoas enchiam aquele espaço tendo também sido montado um pequeno palco para actuação de cantigas ao desafio, executadas por José Fernandes e Vasco Aguiar, acompanhados por João Carlos Silva e Paulo Avelar, à viola e violão, respectivamente. Outra surpresa da noite, foi a actuação do ranchinho à porta de S. Sebastião, uma tradição terceirense, onde foram cantadas quadras alusivas a este tipo de festividade.

Esta associação Portuguese Canadian Integration Movement foi formada em 1972 e vem, desde aquela data, exercendo a sua actividade no apoio a imigrantes provenientes dos Açores que aqui, na grande Toronto se radicaram, e onde tantas vezes sentiram necessidade de ajuda, quer monetária, quer de integração na vida canadiana.

O mordomo da festa foi Valdemar Andrade que naquela noite não teve um minuto de descanso! O pároco da paróquia (Fernando Pinto), compareceu para a tradicional benção dos alimentos. O presidente da PCIM, Dinarte Teves, coadjuvado por C. Pacheco e Manuel Sousa, vice-presidente e tesoureiro, respectivamente, contribuíram com o seu trabalho para o sucesso daquele evento tão querido dos açorianos.

A festa decorreu com alegria, tendo sido abrilhantada com boa música pelo Chikko’s D.J.

Clicar p/ ver