LANÇAMENTO DA PEDRA DO PARQUE DOS AÇORES

Por Natércia Rodrigues

Chegou o dia! Há já muitos anos que vários pais tentaram adoptar a criança…agora a criança já foi adoptada!
Há 14 ou 15 anos que algumas pessoas como o Norberto Aguiar, Raul Mesquita, Manuel António Pereira e Jorge Couto, entre outros, vinham tentando adoptar o parque dos Açores. Era um sonho que todos queriam ver concretizado.
Sábado, dia 21 de Maio de 2005, eis que houve o lançamento da primeira pedra, “la première pelletée de terre” , pelas 14H00.
É um parque com uma dimensão de 2,340 m2, situado ao sul da Rua Rachel e entre a rua De Bullion e avenida Hotel-de-Ville.
Estava até um dia desagradável pois parece que o sol se esqueceu de estar connosco, mas o calor humano das cerca de trezentas pessoas presentes foi muito importante neste evento.
O mestre de cerimónia, Marc Antoine Fournier anunciou a presença da Perfeita do Arrondissement Le Plateau e membro da Comissão Executiva, a Mme. Helene Fotopulos, que nos endereçou algumas palavras explicando que nesta área, a comunidade açoriana tinha que ser reconhecida pela contribuição trazida à vida do Plateau-Mont-Royal.
Seguiu-se com o Sr. Michel Prescott, Vice-Presidente da Comissão Executiva e Conselheiro do Distrito de Jeanne Mance que concluiu dizendo: “Bem integrado no meio urbano e à imagem da comunidade açoriana, o futuro parque dos Açores será uma área onde todos se podem sentir bem, tanto crianças, como adultos ou idosos”
D. Etelvina Pereira, Vice-Presidente da Casa dos Açores do Quebeque, que na ausência do Presidente, o Sr. Gil Couto, agradeceu a todos os que de uma maneira ou de outra trabalharam para que este projecto se tivesse tornado uma realidade.
Sr. Emanuel Linhares, Presidente do Conselho Administrativo da Caixa de Economia dos Portugueses de Montreal também nos deixou com algumas palavras “como não sou político e com medo de me esquecer do que vou dizer, tomei o tempo de escrever alguma coisa…..”.
Veio depois Natércia Rodrigues, Directora da Arte e Cultura da Casa dos Açores do Quebeque, que muito trabalhou ultimamente neste projecto, também agradeceu a todos e apresentou a parte cultural.

Clicar p/ ver

.....

.....

....

.....

.....

.....

.....

O rancho folclórico As Nove Maravilhas de Ste. Therese, um grupo juvenil que celebrou há dias o seu primeiro aniversário, veio trazer-nos um pouco de calor e alegria interpretando-nos alguns números. Eles deixaram-nos com pena, mas cederam o espaço ao próximo grupo, O Praias de Portugal que também celebrou há dias o vigésimo segundo aniversário. O Praias é composto por um grupo infantil e um grupo adolescente. Embora num chão de cimento arrebentado, conseguiram alegrar este evento trazendo-nos muita cor e alegria.
Houve depois um porto de honra, oferta do Sr. Emanuel Linhares, e vários acepipes que a Casa dos Açores do Quebeque preparou para que todos juntos pudéssemos confraternizar.
Os trabalhos neste parque irão começar em breve e estão avaliados em cerca de $500,000. Irá haver muitas árvores, arbustos, flores, um grande relvado, lampadários e finalmente a parte de recreio para as crianças será reconstruída para melhor servir as expectativas destas.
Talvez que depois de tudo pronto, haja uma surpresa…quem sabe, vamos esperar, um ano, com paciência!

Fotos de José Rodrigues