O Grupo Folclorico madeirense "Os Ilhéus"

Quarta-feira, dia 9 de Novembro, iniciou-se, como é da praxe, com palavras acolhedoras do Vice-Presidente da Administração, Livia Pereira após que, de imediato, actuou o Grupo Folclórico da Madeira “Os Ilhéus” e com a actuação de Ana Ribeiro. João Pimentel que reconhecemos ser um veterano no mundo do espectáculo actuou novamente tendo também apresentado as suas impecáveis coreografias os Grupos Folclóricos, os “Ondas Azuis”, “Açores de Ouro” e “Saudades da Terra”. Houve espaço para palestra sobre os Açores e para a canção nacional, o Fado, pela voz de Maria José (Winnipeg) e a encerrar o desfilar de artistas, a Maria dos Anjos que, como foi mencionado atrás, não necessita de mais palavras de introdução pela excelente qualidade de voz e à vontade. Mais música para dança e assim se chegou ao fim da noite.


Maria José - Uma voz bonita no fado

Quinta-feira, dia 10, foi aberta com as boas vindas pela Vice-Presidente dos Programas, Nélia Soares tendo a noite sido preenchida com as actuações dos Ranchos Folclóricos “Saudade da Terra”, “Ondas Azuis” e “Açores de Ouro” e o Grupo de Violas e Cantares vindo da Califórnia, “Toque de Saudade”. Mais uma vez a presença e actuação de João Pimentel e do jovem Jordan Correia. Depois foi, até encerrar, para aqueles que gostam verdadeiramente de se “abanarem”, tempo de dança.

Sexta-feira, dia 11 de Novembro, foi dedicado inteiramente às Cantigas ao desafio e às muito apreciadas e picantes “Velhas” da Ilha Terceira, pelos repentistas e cantadores José Borges (Florida/EUA), Ramiro Nunes (Toronto, Ontário), José Santos (Califórnia/EUA) e Paulo Botelho (Candelária/São Miguel) que foram acompanhados pelas violas de Henrique Dutra e Tony Rocha, guitarra de Jorge Reis e o Grupo Toque de Saudade. Deixamos registados algumas destas quadras improvisadas da cantoria de dedicadas à Dra. Alzira Silva pelos cantadores José Santos e Ramiro Nunes.

Ver quadras improvisadas

Sábado, dia 12, foi preenchido totalmente com as Cantorias e Velhas pelos mencionados artistas que actuaram no dia anterior.


Dra. Alzira Serpa na alocução de encerramento

No passado domingo, dia 13 de Novembro, realizou-se, pelas 15:00 horas o almoço de encerramento da V Semana Cultural da Casa dos Açores de Winnipeg que contou com a presença da Directora Regional das Comunidades Açorianas do Governo dos Açores, Dra. Alzira Serpa Silva, do Embaixador de Portugal no Canadá, Dr. João Pedro de Almeida Silveira Carvalho e esposa, do Consul de Portugal em Winnipeg, Paulo Cabral, do Presidente da Administração da Sata - Air Açores, Engenheiro Manuel António Cansado e dos delegados das Casas dos Açores que se deslocaram àquela cidade para o Conselho Mundial das Casas dos Açores.

A Directora Regional das Comunidades Dra. Alzira Silva, ao tomar a palavra disse nomeadamente:“...é deste modo que a cultura e o nome dos Açores ocuparão o espaço que lhes são devidos nesta grande nação de muitas culturas e raças, porque é também o espaço da nossa gente jovem. Daqui apelo aos mais velhos para que introduzam sangue novo nas nossas associações e nas nossas casas de cultura espalhadas por esse mundo fora, para que sejam os jovens, os dignos percursores da lusitanidade...”


Os voluntários da Semana Cultural não foram esquecidos

Cerca de 400 pessoas lotavam aquele salão nobre onde se seguiu a parte de discursos pelas individualidades presentes após se deu seguimento à actuação dos Ranchos Folclóricos (Ondas Azuis, Saudades da Terra, Os Ilhéus e Açores de Ouro). Actuou a Banda Filarmónica Lira de Fátima, de Winnipeg, o jovem Jordan Correia, Maria José, Maria dos Anjos e João Pimentel. O Presidente da Direcção da Casa dos Açores seguidamente procedeu, coadjuvado por outros membros directivos daquela Casa, à entrega de diplomas comemorativos da V Semana Cultural da Casa dos Açores de Winnipeg.

Clicar p/ ver

............................

............................

............................

....................

Página Anterior