FESTAS EM HONRA DO SENHOR DA PEDRA – “ECCE HOMO”

Por: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

 

Como é tradicional a Igreja de Santa Inês de Toronto organizou mais um evento em louvor ao Senhor da Pedra que os imigrantes portugueses trouxeram consigo no acto de emigrarem, principalmente os naturais da Ilha de São Miguel, embora hoje todos nós, não importando as regiões que nos viram nascer, tenhamos abraçado este culto que é o de Jesus Cristo (“Ecce Homo”), penitenciado sob Pôncio Pilatos, e que ali, na Ilha de São Miguel, e mais especificadamente em Vila Franca do Campo, onde, há séculos, que as suas populações são grandes devotos. Sabemos, no entanto, que o culto ao Senhor da Pedra também é venerado na Vila de Óbidos, no Continente, no exterior das suas muralhas que, durante séculos, defenderam aquela praça forte.

Assim nos dias 30 e 31 de Julho e dia 1 de Agosto de 2005, iniciaram-se os festejos em honra deste Padroeiro, que levou a comparência de dezenas de milhares de fiéis tanto à procissão como ao Bellwoods Park e ao átrio da Igreja de Santa Inês. Por três dias, de 28 a 30 de Julho de 2005, praticou-se um triduo-pregação pelas 19:30 da tarde. No Bellwods Park onde um palco foi montado além das muitas barracas de comes e bebes, gelados e bazares de artesanato que circundavam a cova do Park Bellwoods –Cove, actuaram nos primeiros dois dias, 30 e 31 de Julho, os artistas Manuel Augusto, Emily Melo, Décio Gonçalves, Mónica Silva e no encerramento com o conhecido cantor Henrique Cipriano além do arraial com as Bandas do Senhor Santo Cristo, Sagrado Coração de Jesus, Lira Nossa Senhora de Fátima, Lira do Norte da Freguesia de Rabo de Peixe e da Filarmónica Recreio dos Pastores da Freguesia de São João da Ilha do Pico.

No domingo, dia 31 de Agosto procedeu-se então, pelas 15:00 horas, como se vem fazendo há mais de vinte anos, após a Missa Solene e Sermão que teve inicio às 13:00 horas, a procissão saiu para as ruas circundantes daquela Igreja, estando estas, para isso, devidamente engalanadas a preceito e que contou com muitos milhares de pessoas ao longo da berma dos passeios e ruas do trajecto do tradicional festejo em honra de Jesus Cristo supliciado antes da Sua Crucificação. Uma das ruas, a Montrose encontrava-se bem decorada com um lindo tapete de serradura colorida, em substituição de flores naturais, bem mais onerosa e difícil de as adquirir, como é uso fazer-se em São Miguel. Bem lindo este trabalho feito por verdadeiros artistas, todos voluntários. Centenas foram os que acompanharam os andores com as imagens de Santa Inês (a padroeira da Paróquia do mesmo nome), Nossa Senhora dos Anjos, de São José e do venerado Senhor da Pedra e que se incorporaram nesta procissão para pagamento de promessas ou por graças recebidas ao longo do ano.

1 | 2