A III SEMANA CULTURAL PORTUGUÊSA, EM VANCOUVER, COM UM POUCO DE TUDO DA CULTURA LUSA!

por Adiaspora.com


Alguns dos emigrantes de 1955 recebendo as medalhas


Cantares do Grupo dos amigos do Pico


Jack Layton, esposa Olívia Chow e Álvaro Mendes


Álvaro Apresentou ao público os presidentes
de cada Associação envolvidas na III Semana Portuguêsa

Com início a 9 de Julho de 2005, decorreu na cidade de Vancouver, na Província de Colômbia Britânica (British Columbia), mais uma semana cultural cuja cerimónia foi aberta com os hinos da Madeira, Açores, Portugal e Canadá, interpretados pela Banda Filarmónica Portuguesa de Vancouver. No seu discurso de abertura, o Mestre de Cerimónias, Álvaro Mendes, proferiu as seguintes palavras: “Estamos a celebrar a Terceira Semana Cultural Portuguesa, aqui em Vancouver, mas quero deixar aqui bem claro que tudo isto se deve à iniciativa da Dra. Alzira Maria Serpa Silva, Directora Regional das Comunidades e do presente Governo Autónomo dos Açores, aquando da sua visita a Vancouver, no passado ano de 2002, onde então mencionou que devíamos forçosamente de nos unir e iniciarmos o que temos feito até agora, que são as Semanas Culturais. Gostaríamos também de mencionar o nome do senhor Padre Clair que nos ajudou imenso na organização das Semanas Culturais anteriores e que hoje está aqui connosco, neste convívio, vindo directamente da Califórnia, para nos acompanhar na nesta Terceira Semana Cultural Portuguesa. Para ele, senhor Padre Clair, um muito obrigado por ter aceite o nosso convite”. Estiveram na abertura das cerimónias o Deputado Federal do Canadá, MP Jack Layton, lider do Partido NDP e esposa, Sra. Olívia Chow, vereadora da Câmara de Toronto, o Deputado Federal, MP Libby Davies, representante do circulo eleitoral de Vancouver East.
Foram também convidados mas não compareceram o Cônsul de Portugal em Vancouver, Dr. João Laranjeira de Abreu, e a MLA – Vancouver – Mout Pleasant, Ms. Jenny Wai Ching Kwan.


Rancho Cruz de Cristo - Os mais novos.


Rancho Folclore da Madeira de Vancouver


Rancho da Saudade


Do dia 9 de Julho a 16 de 2005 muita coisa aconteceu nesta Semana Cultural desde a exposição da historia de algumas Associações portuguesas sedeadas em Vancouver, a apresentação da rica gastronomia das regiões assinaladas no programa, como, por exemplo, no dia 9, que foi dedicado às Ilhas das Flores e do Faial, em que foi apresentado, obviamente, a culinária tradicional destas duas Ilhas. Actuaram, ao longo daqueles referidos dias, diversos Ranchos Folclóricos desde os mais jovens (infantil) aos adultos, interpretantes do fado, jazz, grupos de cantares não esquecendo as sessões do bom teatro. A colmatar esta interessante semana de cultura foram entregues medalhas comemorativas dos 50 anos de Imigração, no ultimo dia, aos pioneiros que aqui chegaram no ano de 1955 tendo também, neste dia, a senhora Cândida Dias oferecido flores às dedicadas senhoras que voluntariamente contribuíram com o seu esforço e o seu trabalho para o bom sucesso desta semana cultural não tendo, todavia, sido esquecidos outros elementos que, voluntariamente, deram também o seu melhor e ali estiveram presente diariamente No final, a senhora Cândida Dias agradeceu a Álvaro Mendes o excelente trabalho realizado durante esta semana tão importante para a preservação da Cultura Lusa por estas terras do Canadá banhadas pelo Oceano Pacífico.