AMIGOS DE SANTA CLARA DE TORONTO EM FESTA

Por: Carlos e Natividade Ledo
Adiaspora.com


Imagem de Nossa Senhora de Santa Clara

Que bom ser e ter amigos, conterrâneos do nosso querido torrão natal pois vivemos constantemente a recordar as nossas aldeias, onde nascemos e fomos criados e, que, ao passar dos anos, as saudades aumenta cada vez mais, talvez, pensamos, pela nostalgia de viver fora das nossas origens, ou até mesmo por estarmos envelhecendo e, desta maneira, vamos sentindo a falta de tudo ligado à beleza natural e até mesmo dos amigos de infância que lá deixamos quando um dia resolvemos emigrar à procura de um futuro mais promissor que a Pátria então não nos dava.

Por terras do Canadá, particularmente na grande Zona Metropolitana de Toronto, felizmente, existem bastantes grupos e associações comunitárias, que nos dão a oportunidade de perto recordar o que está lá longe. Estes grupos representam as raízes donde as nossas gentes vieram e frequentemente realizam as mais belas festas anuais, recordando os bons tempos passados que não voltam mais.


Avelino Teixeira impecável no seu trabalho como Mestre de Cerimónias

Foi o que aconteceu no passado sábado dia 11 de Março de 2006, com uma festa de convívio levada a efeito pelo grupo “Amigos de Santa Clara de Toronto” da Ilha de São Miguel, Açores, que celebraram o seu quarto aniversário com uma festa rija, na presença de cerca de sete centenas de pessoas, cuja maioria são naturais daquela freguesia, vizinha da cidade de Ponta Delgada. Estas cerebrações tiveram lugar nos salões do “ Renaissance Convention & Banquet Centre”, na cidade de Mississauga.


O espectáculo agradou plenamente a quantos enchiam aquele salão

Aos “ Amigos de Santa Clara”, juntaram-se muitos outros amigos, de outras localidades, para em conjunto festejarem este seu aniversário, o quarto, que embora ainda jovem na comunidade portuguesa de Toronto, a eles se juntaram os convidados especiais vindos daquela freguesia de Santa Clara, o presidente e o secretário da Junta de Freguesia, Luís Cabral e Ricardo Leite, respectivamente, e João Rocha de Melo, secretário da Assembleia Geral daquela mesma freguesia, e ainda o jovem pároco da igreja de Santa Clara, José Paulo Machado, que há alguns anos vem desempenhando as suas funções religiosas nesta popular Freguesia.


José Lima "O Carteiro" o grande impulsionador dos Amigos de Santa Clara

Dos Estados Unidos da América, viajaram até Toronto Canadá, cerca de meia centena de pessoas para congregarem nesta grandiosa festa de convívio. As festividades iniciaram-se com um acto religioso, uma Santa Missa na Igreja de Cristo Rei, em Mississauga, celebrada pelo padre José Paulo Machado, finda a qual os participantes dirigiram-se para o salão em festa, o Ambience Hall, onde esteva presente o Monsenhor Eduardo Resendes, daquela Igreja do Cristo Rei.


Vista parcial do salão

A apresentação do evento, ficou a cargo de Avelino Teixeira, locutor do programa de rádio “.Portugalissimo”, que fez um excelente trabalho. Após dar as boas vindas a quantos enchiam aquele salão ansioso pelo começo das festividades, apresentou os corpos directivos do grupo, composto por José Manuel Lima (conhecido por muitos por Carteiro), João Santos, Aires Couto, Fátima Paiva, Cesaltina Correia, Graça Pintão e Lúcia Cabral.


José Lima acompanhado pelas duas mulheres da sua vida

O mestre de fcerimónias, Avelino Teixeira, convidou o Padre José Paulo Machado ao palco para fazer uma pequena oração antes de ser servido o jantar, seguindo-se os Hinos Nacionais, Canadiano e Português, e ainda o Hino de Santa Clara, tendo de imediato, após estas cerimónias de abertura, sido servido o delicioso jantar. depois, foi o viver com intensa alegria, que não resistiram, do som das bonitas musicas , e as grandes vozes artísticas desta nossa comunidade, em que o som da musica ficou a cargo do T.N.T. Production, que acompanhou os seguintes artistas, Tânia Costa e as suas bailarinas, Samantha, Alicia, Mónica e Jennie, e ainda a voz da jovem Melissa Rego fechando a chave-de-ouro com a actuação do popular artista Henrik Cipriano e a sua famosa Banda “ Sambuca”.


A pista de dança foi deveras pequena para tanta gente

Esta popular Banda, “empurrou” uma autêntica multidão para a pista de dança para um bom bate-pé, tornando-se a mesma pequena para albergar tanta gente disposta a divertir-se e bem cheios de muita energia. Naquela sala era mesmo uma autêntica noite de festa, na qual os “Amigos de Santa Clara de Toronto”, também contaram com a presença de alguns membros da “Associação dos Deficientes Portugueses do Ontário”, onde a sua presidente, Isaura Carneiro, e em nome daquela Associação, recebeu um cheque da quantia de cinco mil dólares canadianos, uma oferta dos “Amigos de Santa Clara de Toronto”, direccionada à ajuda das obras em curso naquele que será, brevemente, o Centro Social da Associação dos Deficientes Portugueses. Há muito que eles merecem instalações próprias para mais frequentemente, ou diariamente, poderem socializar e terem, num só local, todos os serviços que vêm carecendo além de tratar-se de um edifício equipado e construído de maneira que todo terão a acessibilidade muito mais facilitada.

Clicar p/ ver

..................


..................

O restante dinheiro angariado naquela festa, será encaminhado para as necessidades da Igreja de Santa Clara, na Ilha de São Miguel, Açores. Uma linda imagem de Santa Clara esteve exposta num pequeno e simples altar, ali naquela sala, durante a festa, fazendo-nos recordar a todos a Igreja onde tinham sido baptizados.

Foi uma verdadeira noite de festa, este quarto aniversário deste grupo de amigos, na qual ficámos muito gratos, pelo convite endereçando à “Adiaspora.com”, que, ao memo tempo, congratula os “Amigos de Santa Clara de Toronto”, desejando-lhes muitas felicidades e grandes sucessos no futuro, e que, certamente, que esta grandiosa festa, ficará marcada nas páginas das vossas memórias.

Santa Clara, eis teus filhos
Que de ti nunca se esquecem
Por ti dão seus suspiros
E pela terra na qual pertencem

Santa Clara, és a Padroeira
Das tuas gentes que te adoram
Dos teus filhos medianeira
Com saudades por ti choram