OS ESCOTEIROS FESTEJAM A MATANÇA DO PORCO

Por Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

 

No sábado passado, dia 11 de Março de 2006, pelas 19:00 horas, no salão paroquial da Igreja de São Sebastião, em Toronto, o Grupo de Escoteiros # 78, daquela Paroquia, organizou uma festa com jantar para celebrar uma matança do porco, bem à moda regional dos Açores, tendo para isso enchido aquele salão com povo.

O jantar com culinária de produtos do porco (morcela, fressura e outros derivados) que agradou o mais exigente palato apreciador destes petiscos bem açorianos foi servido com fartura e não comeu mais ou repetiu quem não quis pois a abundância foi bem notória naquela noite de festa e alegria.

Acabado o jantar houve dança para ajudar a “desmoer” o apetitoso repasto só parando para se proceder às arrematações de ofertas de amigos deste grupo de escoteiros e de partes dos dois “grandes”porcos exibidos no palco daquele salão além de inhames, morcelas e doces confeccionados por voluntários e benfeitores deste grupo que é formado por mais de 70 crianças e 23 Chefes que, na nossa modesta opinião é uma obra de louvar pois daqui sairão num futuro mais ao menos próximo verdadeiros homens e mulheres com óptima formação cívica que todo o cidadão se orgulha.

 

No sector de entretenimento foi este sarau de bom convívio animado com cantigas ao desafio pelos conhecidos cantadores Hildeberto dos Santos e Ildeberto Ferreira que fizeram o gáudio de quantos ali se encontravam com as suas quadras de improviso. Seguiu-se-lhes uma sessão de fados pela fadista local, Carmem Moscatel, que foi acompanhada por José Pereira e Manuel Moscatel à guitarra e viola, respectivamente.

Gostamos sinceramente desta festa em prol de uma causa justa, a ajuda a uma organização que forma e orienta jovens para serem mais tarde integrados na sociedade. Neste parâmetro muitos foram as pessoas que contribuíram para que obras desta natureza continuem de pé e dentro delas gostaríamos de citar uma, que reside em Windso, Ontário, onde exerce a sua actividade por conta própria, explorando um restaurante da cadeia Harvey’s, e que se deslocou a Toronto propositadamente para estar presente nesta festa de apoio ao escutismo. É a senhora Maria Rosalina Amaral uma filantropa de raiz e que vem, ao longo dos anos, ajudando e envolvendo-se no associativismo onde se radica, sendo ex-presidente do Amor da Pátria Community Centre, ex-Vice Presidente do Portuguese Cultural Centre of Windsor, do Portuguese Canadian Integration Moviment e da Associação Cultural 25 de Abril (Núcleo Capitão Salgueiro Maia) de Toronto.

Clicar p/ ver

...............

Estão pois de parabéns os organizadores deste jantar/convívio do passado fim de semana pelo sucesso e pela casa cheia e mais precisamente para a causa de apoio aos jovens escuteiros uma obra sublime de louvar e seguir.