CRIANÇAS CONVERSAM COM O ESCRITOR MANUEL MOTA

Centenas de crianças de jardins-de-infância e escolas básicas da Ribeira Grande têm estado desde ontem e até ao final da tarde de hoje à conversa com Manuel Mota, considerado um dos mais importantes escritores da actualidade de livros infanto-juvenis.
A organização deste encontro esteve cargo do Departamento de Língua Portuguesa da Escola Básica Integrada da Ribeira Grande e que engloba a EB/2,3 Gaspar Frutuoso e as Escolas Básicas e Jardins de Infância dos Foros, Matriz, Conceição, Santa Bárbara, Madre Teresa e Ribeirinha.
Ao início da tarde de hoje, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande foi o convidado de honra de um destes encontros, que decorreu na Escola Secundária da Ribeira Grande.

Foi no auditório daquele estabelecimento de ensino, que dezenas de crianças da EB/JI da Conceição concentraram-se para ouvir, ver e questionar o escritor António Mota sobre as suas obras.
Mas antes de conversarem com o escritor, grupos de crianças foram as autoras de leituras recreativas de textos, de poemas e apresentação de pequenas peças de teatro baseadas em alguns livros de Manuel Mota e preparados pelos professores.
Idênticos cenários foram vistos também ontem e ao longo do dia de hoje em outras escolas básicas e jardins-de-infância e no Teatro da Ribeira Grande.
Se algumas crianças já estavam familiarizadas com textos do autor, já que constam de compêndios escolares, outras e através de uma feira do livro montada na EB/ 2,3 Gaspar Frutuoso, compraram algumas obras do escritor.
Esta iniciativa visou fomentar o gosto pela leitura, pela escrita, valorizar a língua materna e promover a articulação transversal entre ciclos e anos de escolaridade.


Ribeira Grande, 22 de Fevereiro de 2006

Gabinete de Imprensa
Ana Paula Fonseca