EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE FLÓ DA SILVA

Por: Emiliana Ganem
Adiaspora.com


Fló da Silva ladeada pelo Embaixador de Portugal Dr. João Pedro da Silveira Carvalho
e esposa, Cônsul-Geral de Portugal Dra. Maria Amélia Paiva e do Sr. José Carlos Freire

A Galeria Almada Negreiros, na Sede do Consulado Português em Toronto, foi mais uma vez o palco para um encontro de cultura e exposição artística.
No dia 20 de Março de 2006, a Cônsul Geral de Portugal, Dra. Maria Amélia Paiva abriu oficialmente a exposição individual de fotografias de Fló da Silva.


A fotógrafa Fló da Silva

Muito conhecida na comunidade portuguesa, essa jovem artista, inaugurou a sua quinta exposição, abordando o tema “Wintery”, ou como ela mesma classificou, a celebração do Inverno.

“Para mim o Inverno no Canadá era único sempre fascinada com o que ele nos oferece. Deste modo pensei em capturar esta estação maravilhosa com uma série de fotografias descrevendo como qualquer pessoa ou coisa se comporta e reage durante os meses de Inverno.”


Um dos quadros em exposição

De acordo com Fló, as obras fotográficas foram feitas durante a estação do Inverno de 2005 para 2006, durante as suas várias viagens através do Ontário, com o intuito de se registar as diversas e únicas características da estação mais fria do ano, a beleza natural do gelo, das paisagens, das árvores, dos animais e das cidades que com o frio ganham um brilho próprio e uma luz vibrante.
Através do colorido reflectido nos cristais de gelo e dos flocos de neve, Fló da Silva capturou momentos ímpares, que ficarão para sempre congelados nos quadros da artista.


Os aplausos após a abertura da exposição fotográfica

A exposição foi bastante concorrida, e contamos com a presença de diversos nomes da comunidade portuguesa, entre eles, artistas, pintores, professores, políticos, jornalistas, apresentadores, empresários e outros amantes da cultura e do conhecimento.

 


Otília de Jesus, mãe da artista, em sua alocução

O sol se despedia naquele primeiro dia de Primavera, quando a Sra. Otília de Jesus, mãe da fotografa em questão, fez o seu discurso e nos disse que em muitos daqueles momentos ali registados, estava em presença da filha, acompanhando o seu trabalho e sua determinação. Clara Abreu também proferiu palavras de apoio e incentivo e a seguir o pódio foi ocupado por Fló da Silva, que destacou detalhes no seu processo de criação e nos contou um pouco da história atrás dos quadros ali expostos, do seu gosto em fotografar, e do desejo de também poder compartilhar com todos, as suas experiências e seu ponto de vista.

 


Alguns dos presentes foram contemplados com obras de Fló da Silva

Vários presentes foram agraciados com obras da jovem luso-canadiana, entre eles, o Exmo.Sr. Embaixador de Portugal em Otava, Dr. João Pedro da Silveira Carvalho e sua esposa, que marcaram presença durante o evento e acompanharam todos os discursos com a devida atenção e interesse.

Ao final, foi servido um bufete com champanhe e petiscos apreciados por todos, e se deu lugar a conversa e ao ambiente descontraído. Mais uma vez a simpática e amabilíssima, Cônsul Geral, Dra. Maria Amélia Paiva nos provou ser uma admiradora das artes e grande impulsionadora de eventos culturais concedendo o espaço da Galeria Almada Negreiros para esta exposição fotográfica, contribuindo assim para a divulgação do trabalho de uma foto-jornalista e artista portuguesa.

Clicar p/ ver

...............

............

E para terminar, adaptamos o conhecido ditado popular e dizemos; Vai se o Inverno e ficam-se os quadros. Vale a pena conferir.

Para saber mais sobre a exposição fotográfica “Wintery” ou sobre a artista Fló da Silva, favor entrar em contacto com o Consulado-Geral de Portugal em Toronto ou se preferir ir até o 438 da University Ave., 14º andar – Toronto. A exposição estará aberta até o dia 31 de Março de 2006.