OITAVO ANIVERSÁRIO DA LUSO-CAN TUNA

Por: Carlos e Natividade Ledo
Adiaspora.com

 

A Luso-Can Tuna, teve o seu início a 14 de Março de 1998, na cidade de Toronto, nesta Província do Ontario. Foi baptizada naquele ano tendo como madrinha a Tuna Académica da Universidade dos Açores, (T. A. U. A. ), estas celebrações, foram mesmo na altura própria, por ocasião, da semana, Académica da Associação dos Estudantes Portugueses da Universidade de Toronto Canada.

Os seus primeiros passos foram iniciados em Setembro, de 1997, quando a referida Tuna Académica da Universidade dos Açores, visitou Toronto tendo, desde então, e por incentivo e desafio de alguns membros da Tuna açoriana, que um grupo de estudantes, composto por 17 jovens,juntou-se e formou então a Luso-Can Tuna, a primeira e única existente até ao momento, no Canadá, e talvez a única em toda a América do Norte.

A Luso-Can Tuna, tem crescido ao longo dos anos, com o envolvimento de muitos mais jovens universitários no grupo da Luso-Can Tuna, o que na realidade é sinal de sucesso. Nos muitos espectáculos e digressões por terras Canadianas e não só, deixam o cunho da alegria peculiar na juventude. A prova deste espírito é a força abnegada e a coragem que leva este grupo a festejar o seu oitavo aniversário, numa obra de, a todo custo, de preservar e espalhar as tradições académicas por estas terras do Canadá. Neste momento a Luso-Can Tuna é formada por 25 jovens e simpáticos estudantes, embaixadores da alegria e da boa disposição, com inúmeros espectáculos apresentados nas comunidades portuguesas, e canadianas.

Para assinalar o seu aniversário, nada melhor que uma bonita festa, com a presença de cerca de quatro centenas de pessoas, familiares, amigos e simpatizantes do grupo, que teve lugar no passado Domingo, dia 26, do mês de Março de 2006, no Centro Cultural Português de Mississauga, tendo como convidados de honra a Ana Bailão (uma dos fundadores desta Tuna), Cristina Marques, Dr. José Rodrigues e o deputado federal Mário Silva.

A mestria da tarde em festa, ficou a cargo da dupla, Luís Medeiros e Sónia Silva e o serviço do som à responsabilidade de “T. N. T. Productions”. O delicioso almoço foi preparado pelo chefe de culinária, Paul Cabral, proprietário da firma “Cabral Catering”, onde, como é sabido, a tradição de bem servir é apanágio. Todos eles, estudantes e organizadores, fizeram um excelente trabalho.

Logo a seguir ao almoço, subiu ao palco, a primeira voz artística, a do Hélder Pereira que, com a sua voz de trovador bem timbrada, interpretou as mais belas cantigas, bem tradicionais portuguesas, fazendo-nos, com saudades, lembrar as nossas terras. Seguiu-se-lhe o grupo ”Searas de Portugal”, que, como é da praxe, fez um bom espectáculo interpretando belas melodias da música do nosso folclores e, para finalizar a tarde de festa, os 25 jovens estudantes da Luso-Can Tuna, actuaram e animaram muito bem aquelas centenas de pessoas bem dispostas, com as mais variadas cantigas tradicionais do mundo Académico. A Fátima Martins, Relações Publicas da Casa das Beiras de Toronto, subiu ao palco, para, em nome da Casa das Beiras, desejar as maiores felicidades ao grupo e, ao mesmo tempo, fazer uma oferta simbólica, ao grupo aniversariante, em nome Casa Beirã.


Já no final, Luís Medeiros e Sónia Silva, mais uma vez, agradeceram a presença de todos a presentes, assim como também, um agradecimento aos patrocinadores deste evento, nomeadamente, ao “BCPbank”, e “Viana Roofing & Sheet Metal Limited”.

Clicar p/ ver

........................

....................

................

O Portal “Adiaspora.com” agradece o convite formulado para estar presente nesta inesquecível festa estudantil de aniversário, desejando, ao mesmo tempo, à Luso Can Tuna, a continuação de muito sucesso e ventura que, nestes oito anos de existência, tanto vem orgulhando esta nossa tão honrada comunidade.