VI Aniversário da Casa das Beiras em Toronto

FERNANDO RUAS FOI A PRESENÇA CONDIGNA
DO MUNICÍPIO VISEENSE

Natividade Ledo (Texto)
Carlos Ledo (Fotos
)
Adiáspora.com

Com o aproximar da passagem de mais um ano sobre a chegada da imigração moderna dos portugueses ao Canadá, há muitas e bonitas histórias que continuam por contar e outras tantas que se vão acumulando e um dia relatarão o que a nossa presença tem contribuído para o engrandecimento do Canadá. Os portugueses de todos os pontos do país têm visto as suas associações batalharem para mostrar a nossa riquíssima cultura, os nossos usos e costumes, ultrapassando, cada vez com mais facilidade as muitas barreiras que ainda persistem.

Nunca será demais falar das nossas gentes, do muito que tem sido feito em prol da divulgação da cultura portuguesa, sem esquecer a “língua de Camões” que tanto nos orgulha. Ao longo dos anos muitos têm sido os clubes e associações fundados por esses mesmos “Pioneiros” a fazê-lo. Especialmente as “Casas” que representam províncias e regiões, como a das Beiras (Alta, Baixa e Litoral) agora a cabadinha de comemorar o seu sexto ano de existência. Uma efeméride celebrada ao longo de quatro dias, de 26 a 29 de Janeiro de 2007.

No primeiro dia as actividades iniciaram-se com as cerimónias da praxe na presença dos convidados de honra, a entoação dos hinos nacionais de Portugal e do Canadá por parte do Grupo Folclórico do Académico de Viseu, o tradicional Porto de Honra e uma Mesa de Honra onde se destacou a presença do Dr. Fernando Ruas, primeiro autarca da Câmara Municipal de Viseu e presidente da Associação dos Municípios Portugueses, acompanhado por outros visitantes como Herculano Gonçalves, Presidente da Freguesia do Calde, responsável por seis aldeias, e Manuel Figueiredo, presidente do Centro Cultural Social e Desportivo dos Trabalhadores da Saúde e Segurança Social do Distrito de Viseu. A eles se juntaram a Dra. Maria Amélia Paiva, Consul-Geral de Portugal em Toronto; Dr. Silveira de Carvalho, Embaixador de Portugal no Canadá; José Eustáquio, Presidente do Conselho de Presidentes da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário; Alberto Costa, presidente da Assembleia Geral da Casa das Beiras em Toronto e o respectivo presidente da Direcção, Bernardino Nascimento. Todos falaram bem, enaltecendo a cidade de Viseu.

Seguiu-se um esmerado e farto “buffet” e uma peça de teatro pelo excelente grupo “Rancho Folclórico CCSD500 de Viseu”, um espectáculo em que se mesclam perfeitamente as componentes folclóricas com a Arte de Talma. O tema decorre à volta do dia-a-dia das gentes beirãs, das crianças às donas de casa, não esquecendo sequer o taberneiro local. Findou a sessão a actuação do veterano Grupo do “Académico de Viseu”, instituição a partir da qual se formou a Casa de Toronto.

No sábado houve Jantar de Gala, discursos formais, troca de lembranças e assinaturas no Livro de Honra da prestigiosa colectividade beirã de Toronto. Para além dos já citados convidados de honra, notou-se a presença de algumas figuras políticas canadianas como o deputado provincial Tony Ruprecht, o conselheiro municipal César Palácio e a assistente do Deputado Federal Mário Silva, Idalina da Silva. Logo após os discursos da praxe, procedeu-se ao corte do Bolo de Aniversário, cerimónia partilhada pelo presidente do município de Viseu e pelo presidente da Direcção da Casa das Beiras, respectivamente, Fernando Ruas e Bernardino Machado, coadjuvados pelo Sócio N.º 1 da casa aniversariante, Manuel Fernandes. Actuaram o Duo Santos e os ranchos folclóricos da Nazaré (Oakville), Casa dos Poveiros, PCC de Mississauga, Académico de Viseu e o inesquecível CCSD500 de Viseu.

No Jantar de Despedida de segunda-feira apresentou-se o Conjunto de Cavaquinhos da Associação Migrante de Barcelos, ponto final brilhante para quatro dias de festejos onde a presença marcante foi a do Dr. Fernando Ruas. Os mestres de cerimónias foram Fátima Martins e Carlos Ferreira.