No Baile da ''Pinha'' do PCCM

TUNA ACADÉMICA DA FACULDADE DE ECONOMIA
DA UNIVERSIDADE DO PORTO
CONQUISTOU MISSISSAUGA – CANADÁ

João G. Silva (Texto e fotos)
Adiáspora.com

O Centro Cultural Português de Mississauga realizou no último sábado, 3 de Março, um jantar com o baile da ''Pinha'', em mais uma noite bem divertida, para todos os sócios e amigos desta casa. Mais de 300 pessoas lotaram o salão que também contou com uma presença muito especial: a Tuna Académica do Porto vinda directamente de Portugal continental.

Depois do jantar, o presidente do PCCM, Gilberto Moniz, subiu ao palco para agradecer aos sócios a presença e anunciar a actuação dos jovens da Tuna Académica. Como também informou que se vão fazer renovações no Centro, com a construção de um novo palco fixo, e que, contando com a ajuda monetária dos mil sócios, para o efeito, com cinquenta dólares cada um, isso daria para as despesas desta obra de renovação do clube.

Depois do jantar, iniciou-se o baile da Pinha com a actuação do duo ''Som Luso'' (de Nelson Câmara e Carlos Borges) que animou o serão com a sua boa música, a chamar o pessoal que encheu a pista de dança.

Mais tarde, após o intervalo, de novo Gilberto Moniz tomou a palavra chamando dois membros da comissão para dirigir algumas palavras de incentivo aos sócios, “que sem eles nada seria possível, para ajudarem a mais esta obra que será em benefício do centro, já que um novo palco é necessário”; o que não é de admirar com os eventos variados que oferecem ao longo do ano. É de louvar este novo empreendimento para oferecer mais espaço aos artistas e espectáculos que esta casa realiza durante o ano inteiro.

Depois foi a entrada dos jovens da Tuna Académica da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com os 27 elementos encheram o palco, realizando uma excelente actuação, com as suas boas canções tradicionais portuguesas. Citamos algumas músicas que esta Tuna interpretou ao longo da noite: ''Uma Casa Portuguesa”, ''Dá Cá um Beijo'', ''Mulher Gorda'', ''Serenatas'', ''Pinto de Maria'', Quanta Namêra'', ''Instrumental Portuguesa'' e a que mais fez vibrar e contou com a participação do povo, foi a cantiga do ''Afonso'' em coro, em vários tons de voz. Foi sem a mínima dúvida um espectáculo alegre e participado por esta Tuna Académica Portuguesa.

Em conversa com o Magister desta Tuna, Pedro Lajas, foi-nos dito que esta Tuna Académica da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, foi formada a 14 de Dezembro de 1992, e trouxeram ao Canadá 27 elementos do sexo masculino, convidados a participarem no Festival de Tunas em Toronto, pelo Luso-CanTuna, no fim-de-semana de 10 de Março.

Este grupo já visitou vários países e participou em variados eventos, ao longo dos anos, com viagens à Holanda, França, Espanha, EUA entre outros. Agora foi a vez de virem até ao Canadá onde, segundo Pedro Lajas, foram “incrivelmente bem recebidos pelo Centro Cultural Português em Mississauga”, sobretudo pela amizade da senhora, (Tia) Maria das Dores que recebeu em sua casa 26 jovens elementos desta Tuna. Perguntamos o porquê desta Tuna Académica conter só jovens do sexo masculino, então Pedro explicou que esta Universidade do Porto conta também com uma Tuna com jovens do sexo feminino.

O duo ''Som Luso, deu seguimento ao serão dançante pela madrugada dentro, com o baile da Pinha, no qual quem encontrasse habilitava-se ao um prémio de uma viagem de férias.