Terça-feira, 1 de Outubro de 2002

Reabertura das exposições

Exibição de vídeo "Antero de Quental" produzida pelo CATE - Centro de Apoio à Educação.

Palestra pelo Eng.º Guido Rodrigues, Presidente da Assembleia-Geral da Casa Açores do Norte, por tema "O Franciscanismo e o Culto do Espírito Santo", uma pesquisa minuciosa da Ordem de São Francisco de Assis e o culto do Divino Espírito Santo que se enraizou na alma e costumes do povo que mantém viva até hoje, apesar de inúmeras tentativas feitas ao longo dos anos sem qualquer sucesso, para o abandono destes rituais por alguns considerados "pagãos" com esta grande devoção do povo sido institucionalizada na segunda-feira de Pentecostes, o dia do Espírito Santo é o feriado da Região Autónoma dos Açores, sendo também curiosamente feriado na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Grécia, Holanda, Luxemburgo e Suécia.


Engº Guido Rodrigues

Passagem de um vídeo sobre a tradicional cultura do milho em São Miguel e Terceira, produzido pela RTP-Açores.

Conferência por D. Aurélio Granada Escudeiro, Bispo Emérito dos Açores, sobre o culto e as Festas do Divino Espírito Santo nos Açores, e nas comunidades emigradas.


D. Aurélio Granada Escudeiro, Bispo Emérito dos Açores

Actuação da Folia de António Tabico com populares improvisações das Festas do Divino Espírito Santo, tão apreciadas pelas gentes das Ilhas de Bruma.


Folia de António Tabico

Finalmente foi o momento de encerramento deste Ciclo de Cultura com o director do Centro de Divulgação Açoriana do Canadá, Sr. Manuel Oliveira Neto, agradecendo a todos os presentes, participantes, patrocinadores, entidades oficiais, comunicação social e amigos pelo apoio que deram a este já tradicional evento que é, sem dúvida, um factor, não só de fortalecimento como enraizamento daqueles que pelas origens se prende inquebrantavelmente e que só engrandece a nossa própria comunidade portuguesa. Assim e com palavras de despedida nos diz: - "Senhoras e Senhores, devemos continuar com os Ciclos de Cultura? Um assunto cada vez mais difícil, cheio de percalços e também pela minha idade ser uma incógnita para continuar. Mas se houver esperança e Deus me der ajuda estamos confiantes para preparar o XVII Ciclo de Cultura Açoriana a ser levado a efeito de 15 a 23 de Setembro de 2003, tendo por tema "Açores - Nove Estrelas que Brilham no Mar". A todos o meu sincero obrigado."

E como é da praxe neste evento, ao fim de cada dia, os presentes foram servidos com uma prova de produtos açorianos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8