XIV ENCONTRO DOS ANTIGOS ALUNOS DO LICEU DA HORTA

Portuguese Cultural Centre, Mississauga, 2002

Por Adiaspora.com

Moinho da Lomba

Por Maria Pim

Da Lomba, lembro o moinho
Que remói o meu coração
Vejo as velas pergaminho
A desfraldar com carinho
Histórias do meu torrão

Suas pedras ainda erguidas
Na Espalamaca altaneira,
Lembram histórias esquecidas
De muitas gentes partidas
P'ra tanta terra estrangeira

Com grande expectativa, realizou-se no passado dia 13 de Outubro nas instalações do Portuguese Cultural Centre de Mississauga, mais um encontro dos antigos estudantes do Liceu da Horta. Muitos foram os presentes que não quiseram perder esta oportunidade de socializar e rever bons momentos quando frequentavam aquele estabelecimento de ensino. Assim presentes muitos ex-alunos, cerca de 200, vindos dos Estados Unidos, Montreal, e da Região Autónoma dos Açores, além de outras regiões do Ontário e até do continente português.

Foi deveras agradável ver a alegria estampada nos rostos daqueles "miúdos e miúdas" que passaram pelas carteiras daquela escola secundária. As conversas, como é óbvio, neste tipo de confraternizações, voltaram-se para nostálgicas recordações das brincadeiras e partidas que se faziam durante o tempo de aulas. Foram também recordados os "bons" e os "maus" professores, embora ao fim, todos contribuíram para a boa formação académica que muitos hoje desfrutam. Surpresa foi o facto de não se ter ouvido "estás mais velho" mas sim "É pá. Estás mas é mais novo!". Na verdade, todos, sem excepção, mostravam a erosão do tempo mas o espírito continuava adolescente. Dois, cujos nomes preferimos manter secreto, pareciam estar no recreio no intervalo das aulas pelas paródias e larachas que exibiam! Vá lá que o reitor daquele estabelecimento não estava presente porque senão lá ficariam de castigo ou, na pior das hipóteses, apanhavam uma suspensão!

Mas esqueçamos estas recordações e vamos àquele evento. O cargo de Mestre-de-cerimónias esteve ao cuidado de Luís Fernandes, um daqueles confraternizadores e ex-alunos, que conduziu o programa de actividades de modo exemplar.

O programa iniciou-se com um almoço-convívio, e a abertura de uma exposição de fotografia da Casa da Cultura do Faial sob o tema "Contrastes Açorianos: 2001". Seguiu-se Dr. Victor Rui Dores, escritor, poeta, actor e professor, e representante neste encontro da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga. Uma interessante intervenção, salpicada com doses de bastante humor, pelo Dr. Victor Rui Dores sob a temática "Dizeres da Cultura Popular Açoriana", na qual extensivamente apresentou os diversos sotaques das gentes açorianas e as suas origens. No final desta interessantíssima palestra, e a pedido de quase todos os presentes, e fazendo-se acompanhar à viola pelo Dr. Manuel Francisco Costa Júnior, cantou as típicas e marotas quadras da Ilha Terceira por todos conhecidas por "velhas", que arrancou umas boas gargalhadas. Foi deveras hilariante e apropriado para o estudo apresentado. Não sabíamos que o Dr. Dores, além de pessoa erudita que se dedica também à pesquisa e investigação no campo linguístico, tinha bastante queda para a música.

O Dr. Manuel Francisco Costa Jr., Director do Museu Regional do Pico, apresentou uma palestra subordinada ao tema "Imigração e Baleação: Marcas da Açorianidade", seguido de um vídeo ilustrativo daquela faina. Para terminar a sua intervenção numa nota musical, o Dr. Costa Jr. apresentou música e cantos clássicos das Ilhas de Bruma, incluindo um novo género musical regional conhecido por "Boi do Mar".

Finalizando as intervenções, a Comissão Organizadora composta por Francisco Leal, Maria Santa Bettencourt, José Simões da Rosa, Fernando Flores e Dra. Fátima Toste, agradeceu, na pessoa de António José Medeiros, o apoio e contribuição para o sucesso deste encontro.

Miguel Cordeiro, o popular artista comunitário, abrilhantou aquele sarau com bonitas melodias que só ele sabe interpretar.

Chegou o momento por todos esperado, a fotografia para a posteridade onde, confinados num espaço limitado, se "encaixou" tanta gente, mas o fotógrafo, como bom profissional, conseguiu fazer o "milagre" de acomodar a todos, mesmo com os seus largos e rasgados sorrisos!

Como manda as normas da hospitalidade, houve no final, um suculento bufete à laia açoriana, onde o inhame, a morcela, o chicharro e outras iguarias daquela região atlântica, reinaram e deliciaram o palato do mais exigente!

Para finalizar e ajudar a digestão, um pézinho de dança de fazer "abanar o capacete".

A Comissão Organizadora está de parabéns pelo fino evento, que foi este XIV Encontro e cujos proventos serão encaminhados para uma obra de beneficência dos Açores.

Adiaspora.com espera estar presente no próximo encontro decorrerá na cidade de East Providence no Estado de Rhode Island, EUA, possivelmente na segunda semana do mês de Outubro de 2003! Qualquer pedido de informação sobre o futuro evento poderá ser feito através da nossa redacção por correio electrónico (e-mail): info@adiaspora.com

Para ver o Balanço de Contas clique aqui

Para ver Recibo de Donativo da Santa Casa de Miscórdia da Horta

e

Para ver Carta de Agradecimento