CONFERÊNCIA NACIONAL DE JOVENS LUSO-CANADIANOS

Conferência de Imprensa

(Toronto, 4 de Setembro de 2003)

Decorreu no dia 4 de Setembro nas instalações do Metro Hall em Toronto pelas 17.00, uma conferência de imprensa convocada como o propósito de divulgar e promover a Conferência Nacional de Jovens Luso-Canadianos 2003.

A Conferência Nacional de Jovens Luso-Canadianos visa reunir os jovens de ascendência portuguesa no Canadá em torno do seu legado sócio e histórico-cultural comum, num esforço para assegurar a sua continuidade e perpetuar a identidade lusa nas gerações vindouras neste país.

Esta iniciativa, fruto do esforço conjunto do Comité dos 50 Anos, Congresso Luso-Canadiano e da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário, e que terá lugar em Toronto nos dias 26,27,28 de Setembro de 2003, tem o patrocínio do BCP Bank

Ana Paula Almeida, do Congresso Luso-Canadiano, Ana Bailão do Comité dos 50 Anos, José Estáquio da ACAPO, Verónica Santos da Luso-Can Tuna e o Dr. Alexandre Beirão do BCP Bank apresentaram o programa provisório e os objectivos primários da Conferência, apelando aos órgãos da comunicação social que divulgassem e promovesse o evento junto da comunidade. Os intervenientes aludirem ao facto que é nos jovens que reside a esperança do futuro, achando que uma iniciativa deste género se enquadra bem no ano em que celebramos o passado, os 50 Anos de Imigração Portuguesa no Canadá.

O Programa oferece workshops e sessões plenárias sobre diversos temas pertinentes à juventude como a saúde, sexualidade, educação e formação profissional; uma mesa redonda sobre a educação e palestras por alguns nomes sonantes das áreas das artes e letras. O FITCa 2003 - Festival Internacional de Tunas - com organização da Luso-Can Tuna de Toronto, insere-se nesta iniciativa, prometendo animar a cidade com a música e alegria de jovens vindos da Espanha e Portugal. Por sua vez, a ACAPO oferece um grande espectáculo no Nathan Phillips Square, junto à Câmara Municipal, que contará com a participação dos nossos jovens artistas comunitários, e um certame de gastronomia portuguesa.