ENCERRAMENTO OFICIAL DAS CELEBRAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO OFICIAL PORTUGUESA PARA O CANADÁ

(Toronto, 13 de Dezembro de 2003)

Por Adelina Pereira e José Ferreira - Adiaspora.com


Aspecto da Igreja de Santa Maria de Toronto durante a celebração da Missa Solene
de encerramento das Comemorações do 50 Anos.

"Esta noite é dedicada a todos os Portugueses que emigraram para o Canadá e aqui fizeram a sua vida. Celebrando o seu êxito, lembrando os seus sofrimentos e honrando os que já faleceram, desejando sucesso às futuras gerações."

Estas singelas palavras serviram de introdução no programa impresso para a cerimónia de encerramento das celebrações em honra dos nossos Imigrantes Pioneiros que, este ano, decorreram por todo o Canadá. Tiveram lugar, ao longo de todo o ano, diversas festas, homenagens e cerimónias em todas as comunidades lusas deste vasto país. Estas iniciativas partiram, não só da Comissão dos 50 Anos formado para este fim, mas também de inúmeros particulares e de diversas colectividades comunitárias.


Sr. António Viola, natural do Concelho de Peniche, que emigrou para o Canadá no ano de 1952.

Há que salientar que estas comemorações avivaram em muitos de nós, imigrantes portugueses do Canadá, a memória daqueles homens, e mais tarde mulheres, que para nós rasgaram os caminhos de um país que até então sabia-se ser grande, frio e que tinha como moeda nacional o lendário dólar. Este reviver das dificuldades do imigrado de outrora reacendeu a chama e vontade de preserváramos e passarmos às gerações vindouras os símbolos, sinais e a essência da nossa identidade lusa.

Este ano, vimos uma prolífica produção académica e literária sobre a temática da Emigração Portuguesa, registos e análises valiosas que assegurarão aos luso-descendentes os meios essências para a compreensão deste fenómeno da Emigração que tanto tem vindo a caracterizar Portugal e suas gentes ao longo de séculos.

A cerimónia de encerramento realizou-se na Igreja de Santa Maria naquele que é o mais antigo templo católico ao serviço da comunidade portuguesa de Toronto. Iniciou com Missa Solene na qual o sacerdote celebrante foi o pároco do mesmo, o Padre Libório Tavares, auxiliado pelo Padre Manuel Quintal, que, na sua homilia, louvou o papel dos Pioneiros como fundadores da nossa comunidade, desejando aos já falecidos paz eterna e descanso.

Após a celebração da Eucaristia, subiu ao púlpito Adam Giambrone, o recém-eleito Vereador da Câmara de Toronto pelo Bairro 18 da Davenport, cujos constituintes são na maioria portugueses. O Senhor Giambrone, em nome pessoal e em representação do novo Presidente da Câmara de Toronto, David Miller, felicitou a comunidade portuguesa e os Pioneiros pela efeméride, tendo aludido ao papel preponderante que a população imigrante portuguesa tem vindo a desempenhar na edificação e no progresso da cidade de Toronto.

Rosário Marchese, o popular membro do Parlamento Provincial do Ontário, também proferiu um breve discurso de felicitações à comunidade que terminou em português bem claro "Venham mais cinquenta!"

Numa excelente intervenção, o novo embaixador de Portugal no Canadá, Dr. João Pedro da Silveira Carvalho, apelou à comunidade para que esta aprendesse do passado ao reflectir sobre os nossos sucessos mas também os fracassos, projectando assim o passado para um futuro em que as gentes lusas do Canadá tenham um papel mais activo e visível na vida cívica e política canadiana. Incentivou um maior estreitamento dos laços económicos entre o Canadá e Portugal, dizendo que hoje Portugal dispõe de excelentes produtos para colocação no mercado canadiano. Mais, encorajou a população imigrante portuguesa a investir na profissionalização de seus filhos e na formação académica a nível médio e superior, para que estes venham a ocupar um lugar de destaque nas sociedades canadianas onde se inserem.


Cerimónia de entrega de medalhas.

Houve a entrega de medalhas comemorativas dos 50 Anos a algumas personalidades ali presentes, nomeadamente, o Deputado Eduardo Moreira, o Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Dr. Artur de Magalhães, o Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal, Dr. Carlos Gomes da Silva, o Prof. José Carlos Teixeira, Manuel da Costa, Manuel Viveiros, Peter Ferreira, representando a colectividade comunitária First Portuguese, e os Padres Libório Tavares e Manuel Quintal.

Coube à Presidente da Comissão dos 50 Anos, Sra. D. Clara Fonseca, proferir as palavras de encerramento, tendo esta agradecido aos elementos da Comissão pelo o seu desempenho ao longo deste ano, e às associações que integraram este projecto, nomeadamente a ACAPO (Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário), Federation of Portuguese Business & Professionals e Congresso Nacional Luso-Canadiano, e o ao Prof. José Carlos Teixeira, que esteve na linha da frente das comemorações com a sua pesquisa e suas intervenções sobre os Pioneiros e a Emigração Portuguesa no Canadá, entre outros.

Esta cerimónia de encerramento finalizou com a actuação do jovem tenor luso-canadiano, Gary Remígio Pereira, de Otava. A apresentação ficou a cargo de Ana Fernandes.

Seguiu-se a recepção e convívio no salão paroquial da Igreja de Santa Maria.

Directores da Comissão

Clara Fonseca-Santos - Presidente
Hélder Ramos - Vice-presidente
David Cavaco - Tesoureiro
J. Tony Mendes - Secretário
Dr. Tomás Ferreira
Bernadette Gouveia
Louis Louro Jr.
Vasco Osvaldo Santos
Armindo Silva
Charles Sousa

Clicar p/ver
Mensagem de Natal de Sua Excelência, Dr. João Pedro da Silveira Carvalho,
Embaixador de Portugal no Canadá