DR. MOTA AMARAL MAIS UMA VEZ EM TORONTO

(Outubro 2003)

Por Adiaspora.com

Nos passados dias 25 e 26 de Outubro tivemos entre nós o Presidente da Assembleia de República, Dr. João Bosco Mota Amaral no âmbito da sua visita oficial ao Canadá a convite do seu homólogo Peter Miliken, Speaker of the House of Commons em Otava.

A primeira etapa da sua digressão foi dedicada à comunidade portuguesa de Toronto onde a maioria é de origem açoriana tal como o próprio Dr. Mota Amaral. Não é a primeira vez que esta alta individualidade nos visita, tendo estado nesta cidade ainda quando ocupava o cargo de Presidente do Governo Regional dos Açores.

Trata-se de pessoa muito popular e querida da nossa comunidade, mais precisamente das gentes açorianas que, no destaque público que este bem conhecido estadista goza, viu singrar todo potencial deste povo insular.

Na comitiva que acompanhou o Dr. Mota Amaral nesta digressão por terras norte-americanas Maria Ofélia Santos Moleiro (PSD), o deputado da Assembleia da República pelo Círculo da Europa, Dr. Carlos Luís (PS), Narana Coissorá (CDS-PP), e ainda dois elementos do Gabinete do Presidente da Assembleia da República.

A título de boas vindas, a Federação Luso-Canadiana de Empresários e Profissionais conjuntamente com a ACAPO, organizou um jantar de gala no Sábado, dia 25, no Mississauga Convention Centre na periferia da Grande Toronto, ao qual assistiram mais de duzentas e cinquenta pessoas. Este acontecimento vem inserir-se no espírito das comemorações dos 50 Anos da Imigração Oficial Portuguesa para o Canadá que, este ano, pervade todas as nossas comunidades.

Compareceram a este evento vários elementos representativos de clubes e associações comunitários de Toronto integradas na ACAPO (Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário) e alguns candidatos luso-canadianos a cargos municipais como Luís Silva e Ana Bailão, ambos candidatos à Câmara de Toronto, Manuel Alexandre, candidato à Câmara de Brampton e Peter Ferreira, candidato à Câmara de Mississauga.

Na mesa de honra, além do convidado de honra, Dr. Mota Amaral, encontravam-se o Embaixador de Portugal no Canadá, Dr. José Luíz Gomes, o novo Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Dr. Artur de Magalhães, o representante do Congresso Luso-Canadiano, Prof. Dr. Fernando Nunes, o pároco da igreja portuguesa Cristo Rei de Mississauga, Monsenhor Eduardo Resendes, o Presidente da ACAPO, José Eustáquio e, por último, o Presidente da Federação Luso-Canadiana, Ermídio Alves.

Deu-se início ao jantar com a entoação dos hinos do Canadá e Portugal pela bela voz de Isabel Sinde, um dos nossos muitos talentos musicais locais. Em seguida, a religiosidade das nossas gentes encontrou eco na bênção proferida por Monsenhor Eduardo Resendes. Terminada a refeição, foi altura da entrega de lembranças presenteadas pela entidade anfitriã e ACAPO aos Drs. Mota Amaral, José Luíz Gomes e Artur de Magalhães.

Os discursos da praxe iniciaram com a intervenção de José Eustáquio da ACAPO e Ermídio Alves da Federação que se incumbiram de dar as boas vindas aos seus convidados. Este último orador traçou um breve historial da Federação Luso-Canadiana de Empresários e Profissionais, aludindo a iniciativas como a atribuição de bolsas de estudo a jovens luso-canadianos no valor de umas largas dezenas de milhares de dólares para incentivar estes a investirem na formação académica superior de forma a assegurar o futuro das nossas gerações vindouras neste país.

Seguiram-se as intervenções dos Drs. Artur de Magalhães e José Luiz Gomes que anunciou ser esta a última ocasião que estará presente entre nós, pois avizinha-se o término do seu mandato como Embaixador de Portugal em terras do Canadá.

Os Drs. Mota Amaral, José Luiz Gomes e Artur de Magalhães, nas suas capacidades de representantes do estado português, atribuíram à Prof. Dra. Maria Manuela Marujo a Ordem do Infante D. Henrique - comenda. O vereador Mário Silva, Arlindo Frazão Vieira e o Comandante Robert Piché, ambos de Montreal, foram receptores da Ordem de Mérito - comenda. Por sua vez, José Maria Petinga Eustáquio foi galardoado com a Ordem de Mérito - grau oficial.

O Comandante Robert Piché fez história em 24 de Agosto de 2001 na área da aviação comercial ao lograr, em face de graves dificuldades de ordem técnica (perda total de combustível) no decurso do voo transatlântico de um Airbus-330 com 304 passageiros a bordo, na sua maioria portugueses, aterrar com êxito no aeroporto das Lajes na Ilha Terceira. Durante mais de vinte minutos fez com que o seu aparelho planasse com os motores parados até alcançar o citado aeroporto.

O Vereador Mário Silva, ao receber a sua condecoração, teceu algumas palavras de incentivo, afirmando que todos devem perseguir os seus sonhos e que tudo devemos aos nossos pioneiros que abriram caminho para a realidade que hoje vivemos neste país que nos acolheu.

O orador principal da noite foi o Dr. Mota Amaral que, na sua intervenção, focou serem as correntes comemorações do 50 Anos um marco importante na consolidação das relações entre Portugal e o Canadá. Mais sublinhou ainda que os portugueses, com o seu trabalho e iniciativa, muito têm vindo a contribuir para o engrandecimento do Canadá, sua terra de acolhimento.

No Domingo, dia 26, viu o Dr. Mota Amaral a assistir à missa dominical na Igreja de Santa Maria, uma das mais antigas a servir a comunidade portuguesa local, e que foi celebrado pelo Padre Libório Tavares. Em seguida, o Dr. Mota Amaral e sua comitiva partiram para as cidades de Kingston e Otava.