NATAL DA CRIANÇA NO AMOR DA PÁTRIA COMMUNITY CENTRE

( Toronto, 13 de Dezembro de 2003)

Por Carlos Morgadinho -Adiaspora.com

Embora fosse uma festa direccionada mais para as crianças, acabou por agradar a todos os sócios, amigos e familiares deste prestigioso centro cultural da nossa Comunidade. Com a presença de mais de trezentas pessoas e umas largas dezenas de crianças, realizou-se no salão de festas da Igreja de Santa Helena, no passado Sábado, dia 13 de Dezembro de 2003, um almoço com baile, cujo principal objectivo era a distribuição de prendas pelas crianças presentes pelo venerável velhinho, o Pai Natal.

Terminado o saboroso repasto, totalmente confeccionado e servido pelos membros directivos e voluntários, foi chegado o momento tão ansiado pela pequenada - o aparecimento do Pai Natal que, às gargalhadas Ho! Ho! Ho! andou, de mesa em mesa, a distribuir guloseimas. Ao que nos pareceu, este simpático "velhinho" estava exausto, não só por carregar aos ombros um enorme saco a abarrotar de prendas, como também pelo facto de já andar nestas andanças desde madrugada, mais precisamente na azáfama de descer e subir chaminés!

Finalmente, sentou-se numa cadeira de braços ali reservada à sua pessoa e, coadjuvado por vários membros da Direcção, de imediato começou a chamar os pequenos pelos seus nomes e a entregar-lhes as prendas, enquanto os "babosos" pais tiravam fotos para a posteridade (não é todos os dias que se vê esta personagem tão carismática).

No entanto, e quase no fim desta sessão de entrega de prendas às crianças, foi o momento de coqueluche com o aparecimento de dois jovens, os irmãos Bryan Neves e Leslie Azevedo, personalizando São José e Nossa Senhora, respectivamente, com uma criança de tenra idade ao colo, o Lucas Azevedo, filho da simpática Leslie. Os miúdos ficaram excitadíssimos pois que, certamente, nunca tinham anteriormente presenciado uma encenação ao vivo de "Figuras" da Bíblia Sagrada.

Seguiu-se a actuação do Grupo Coral deste Centro Comunitário com acompanhamento por um grupo constituído por Luís Maiato (acordeão), João Vieira (bandolim), José Martins (bandolim), Carlos Melo (viola clássica) e João Dias (viola baixo), que interpretaram lindíssimos temas alusivos à Quadra Festiva que se aproxima.

E mais outra surpresa naquela noite de festa e alegria: as cantigas regionais ao desafio por duas senhoras oriundas dos Açores, a Maria Leonor Oliveira e Conceição Baptista, que fizeram o gáudio de quantos enchiam aquele salão.

A festa continuou com um baile bem animado que foi abrilhantado com a actuação do jovem e talentoso artista António Câmara (Tabico Júnior) e por música "distribuída" pelo D. J. Martins Sound Mix, tendo, nos intervalos, havido arrematações ou leilões de artigos oferecidos por sócios e amigos daquela popular colectividade.