NOITE ALENTEJANA NA CASA DO ALENTEJO DE TORONTO

Por Carlos Morgadinho - Adiaspora.com

Grande sarau na sede deste Centro Regional no Sábado, dia 16 de Novembro de 2002, onde se deu "largas" à cultura daquela região do sul de Portugal - o Alentejo. Após o delicioso jantar, um prato "famoso" da gastronomia daquela zona de Portugal - a Carne de Porco à Alentejana - foi iniciado o espectáculo, que contou com o Rancho Infantil daquela Casa, muito bem ensaiado, interpretando vários números entre os quais A Sereia, Miroscas, O Bailarico e a Marcha do Alto Pinheiro Ramudo. Muito interessante o trabalho sem falhas destes pequeninos.

Seguiu-se o Grupo Coral Masculino, liderado provisoriamente por Bento Mestre, dado que o seu fundador, orientador e líder, Raul Raposo, estar a recuperar de uma intervenção cirúrgica a que foi submetido recentemente. Adiaspora.com deseja-lhe umas rápidas melhoras.

Pois este Grupo Coral harmonioso cantou e encantou com lindas modas, que só os naturais da planície dourada sabem interpretar, das quais destacamos O Rouxinol, É Tão Grande o Alentejo, A Mondadeira Alentejana, além, como não podia deixar de ser, o Hino da Casa do Alentejo.

O Rancho Juvenil e o dos Adultos, este "baptizado" por Rancho dos Ceifeiros, tiveram o seu momento no palco com os juvenis executando Passo Largo, Fado do Zé da Adega, Rita da Cara Bonita e o Corridinho de Alter do Chão, seguindo-se o Rancho dos Ceifeiros com Dois Passos, As Saias da Mariana, Verde Gaio e Rita Ceifeira. Este último grupo está como o Vinho do Porto, quanto mais "velhinho" mais apurado, e com o pézinho leve. Bravo compadres!

O Grupo Coral Feminino, com a sua ensaiadora, Bia Raposo, teve também o seu momento em palco para abrilhantar este evento e dentre das muitas modas apresentadas houve duas que encantaram quantos ali se encontravam - Na Cidade de Toronto e Se Fores Um Dia a Beja.

A artista da nossa comunidade, Otília de Jesus, e o popular grupo "Searas de Portugal" também actuaram naquela noite inesquecível, que foi um autêntico sucesso a somar aos muitos desta Casa Regional de Toronto ao longo destes últimos anos.

Naquela noite foi dia do 10° aniversário, com corte de bolo e "Parabéns a Você" entoado por todos os presentes, da pequenita, Elsa Marchão Cruz, filha da sócia daquela Casa e Professora de Artes Marciais, Lurdes Marchão, que, por ironia, foi a mestre-de-cerimónias daquele serão. Parabéns à Elsa.