PIQUENIQUE ANUAL DA CASA DO ALENTEJO

(Toronto, 13 de Julho de 2003)

Como é habitual nesta época do ano, de férias e calor, os nossos clubes e associações realizam os seus piqueniques, normalmente, no campo e junto dos muitos lagos que pululam nos arredores da Grande Toronto. Neste âmbito, a Casa do Alentejo de Toronto organizou o seu piquenique anual àcerca de 100 km a norte de Toronto, mais precisamente na pequena localidade de Alliston, nas instalações do Slovenian Hunters and Anglers Club, uma propriedade com excelentes condições e equipada com uma piscina e campos de jogos. Divididos em pequenos agrupamentos à sombra no limítrofes de um bosque, os participantes, sócios, amigos e familiares deste popular clube comunitário dedicaram-se, nas primeiras horas, à confecção dos seus petiscos nos muitos fogareiros que salpicavam o recinto.

Terminadas as refeições, foi tempo de repouso e conversa sobre mil e uma cousas e lousas do quotidiano individual e comunitário, abarcando assuntos tão variados, que seria fastidioso inseri-los neste breve apontamento. Seguiram-se actividades de lazer onde o futebol foi desporto rei e onde a equipa dos casados "vergonhosamente" foi derrotada pela dos solteiros (esta última reforçada por estrelas do clã "casados").

O jogo da malha fez-se apresentar com três equipas, qualquer delas a melhor, tendo saído vencedora a equipa dos "Marretas" formada por dois exímios "atiradores", José Lopes e José Ferreira. Note-se que este jogo tradicional foi o predilecto das senhoras, que até se mostraram muito habilidosas no maneio da malha.

Um outro jogo - "papa melancias" - foi vencido pelo João Oliveira, um verdadeiro mestre no consumo daquela fruta. "As Cadeiras Musicais" atraíram tanto os mais novos como os menos jovens que, ao som da música, disputavam os lugares que, no fim de cada volta, ao parar a música, contava sempre uma cadeira a menos do que o número de participantes. E assim, eram eliminados, um após o outro, até se apurar o vencedor entre muitas cambalhotas e gargalhadas.

Os bailarinos dos Ranchos de Folclore da Casa do Alentejo animaram a tarde com um espectáculo invulgar, pois os trajes ficaram em casa e saíram a dar ao pé em fatos de banho, calções e chinelos.

A piscina, com a sua água tépida, foi a coqueluche da juventude e dos "velhinhos", todos saltando e "mostrando o físico" e as suas habilidades aquáticas!

Esperamos mais para o próximo ano, pois já comprámos fato de banho novo e iniciámos a dieta à base de fruta, talvez melancias!