PRESENÇA PORTUGUESA NA CARAVAN 2003 EM TORONTO

Por Carlos Morgadinho - Adiaspora.com

A Casa do Alentejo mais uma vez representou a cultura portuguesa neste importante evento multicultural que há 35 anos desta parte vem realizando em Toronto e que tem a participação de dezenas de grupos étnicos. Assim, esta prestigiosa Casa Cultural da nossa comunidade com o seu "Pavilhão Alentejo" sito na sua sede social na Dupont Street, foi um sucesso naquele acontecimento que anualmente se realiza em Toronto durante dez dias, mesmo tendo em conta o abalo que a epidemia de pneumonia atípica que incidiu no sector do turismo durante estes últimos meses, causando um prejuízo de algumas largas centenas de milhões de dólares.

Durante aqueles dias, a Casa do Alentejo encheu-se de visitantes que ali puderam apreciar, não só a nossa música e folclore como a rica gastronomia onde o bacalhau, as febras, o chouriço assado, o polvo guisado, a sopa de calde verde e muitos outras iguarias, não esquecendo a pastelaria e os rissóis de carne e camarão que deliciaram o palato mais exigente.

Ali actuou o Grupo Musical "Searas de Portugal", os Ranchos Folclóricos Juvenil, e Adulto e os "Ceifeiros"; os Grupos Corais feminino e Masculino e de Ginástica Rítmica daquela casa. Outro grupo pertencente àquela Casa Regional não deixou para trás as Marchas Populares de Lisboa, onde os três santos, Santo António, São Pedro e São João encantam os habitantes da capital de Portugal, e não só.

No final das actuações, muitos destes ranchos convidavam os visitantes a dançarem com eles e, a verdade se diga, que muitos até tinham jeitinho.

Está de parabéns a Direcção da Casa do Alentejo por mais um êxito no seu programa festivo, neste caso neste evento multicultural, Caravan 2003, que bem dignificou a cultura Lusa por estas terras do Ontário.