Esta reportagem teve o patrocínio da J.F. Accounting and Services
e New Dimension Productions

1° FESTIVAL DE CULTURA AÇORIANA
QUEBEQUE 2002

"... Os açorianos devem distinguir-se nos países em que residem, não só pela forma activa como participam cívica, profissional e socialmente, mas também pela forma corajosa e apurada como evidenciam a sua identidade cultural, o apego às raízes e o fazem com modernidade e com sentido de açorianidade..."

Excerto do Discurso do Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores na Sessão de Encerramento do 1° Festival De Cultura Açoriana de Quebeque



As Cidades de Montreal, Gatineau e Laval foram palco do 1° Festival de Cultura Açoriana de Quebeque, realizado entre 17 e 27 de Maio de 2002. Esta iniciativa visou reforçar a sentido da açorianidade nas comunidades emigrantes radicadas na Província de Quebeque no Canadá, em toda a sua dimensão sócio-cultural. O Festival, veículo privilegiado para cimentar os elos entre a realidade e dinâmica contemporânea da pátria insular e as comunidades da diáspora açoriana, apresentou um programa diversificado com temas abordando os aspectos históricos, religiosos, sócio-culturais e económicas da açorianidade.

"... Nós hoje, nos Açores, atravessamos uma fase diferente do nosso desenvolvimento económico e social. Passamos, de um ponto visto histórico e muito rapidamente, de uma região de emigração para uma região de imigração. Isso acarreta-nos também maiores responsabilidades no plano da nossa acção externa. Significa que o esforço que hoje temos que desenvolver para ajudar as nossas comunidades a preservar a sua identidade cultural, para ajudar o nosso país na sua missão da preservação da língua portuguesa no mundo, são desafios cada vez maiores, e mais importantes e de maior sentido estratégico para a portugalidade e açorianidade..."

Excerto do Discurso do Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores na Sessão de Encerramento do 1° Festival De Cultura Açoriana de Quebeque

Integrando-se na época festiva das tradicionais festas açorianas do Divino Espírito Santo, Senhor Santo Cristo e Senhor dos Milagres, o Festival contou com a intervenção de académicos convidados tais como o Prof. Doutor Eduardo Ferraz da Rosa e Prof. Doutor Mário Alberto Alves Salgueiro da Universidade dos Açores, Pe. Dr. Helder Fonseca Mendes, pároco da Sé Catedral de Angra do Heroísmo e o Dr. Duarte Nuno Lopes, tendo o último lançado seu novo livro "Peregrinação" no decurso do Festival.

"... Hoje, nós temos que ancorar, alicerçar este ideal de preservação da açorianidade no mundo em relações que sejam mais perenes, que se fundem nas trocas económicas, no intercâmbio cultural, nas vivências açorianas que têm sentido de futuro ..."

Excerto do Discurso do Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores na Sessão de Encerramento do 1° Festival De Cultura Açoriana de Quebeque


A equipe da Adiaspora.com deslocou-se até a região de Quebeque para assistir aos últimos três dias do Festival e aos festejos do Divino Espírito Santo. Fizeram-se acompanhar de Hélio Meneses, colaborador da RTP-Açores e José Mário Coelho, da CIRV 88.9FM, FPTV e do jornal O Milénio. Durante a nossa estada tivemos ocasião de estar com a colega Fló da Silva da Streamline Magazine e outros representantes da comunicação social de Quebeque.

No Sábado, 25 de Maio, o programa das Festas do Divino Espírito Santo começou com Missa pelas 18.00, seguida da transferência da Coroa para o Império e distribuição das pensões e as habituais arrematações. A festa prolongou-se pela noite dentro, com as actuações da Filarmónica de Montreal e dos Grupos Folclóricos "Estrelas do Atlântico" de Montreal e "Ilhas de Encanto" da Casa dos Açores de Quebeque. A animação musical dos festejos no Centro Comunitário ficou a cargo do conjunto REQUEST.


1 | 2

Programa