Vinhos


Os vinhos são como os homens,
com o tempo, os maus azedam
e os bons apuram...

Cícero


In vino veritas est


A história da vinicultura esteve, desde sempre, ligada às grandes civilizações do mundo. Os seus primeiros vestígios surgem na Mesopotâmia cerca de 6000 A.C. e no Egipto 3000 anos depois. Atravessa a Hellesponte, e populariza-se no ocidente através da missão de Dionísio, deus do Panteão Grego, incumbido de difundir a cultura e produção do vinho entre os homens. Os Romanos dão continuidade à tarefa pela mão da sua divindade, Baccho, durante a sua expansão imperialista pela Europa Ocidental, tendo chegado às terras Ibéricas, onde a sua cultura encontrou fértil eco nos costumes e hábitos dos seus povos.

Portugal conhece os seus anos áureos como país produtor de vinhos durante as Guerras Napoleónicas, quando privados dos vinhos franceses, os ingleses descobrem as virtudes dos vinhos da região do Douro, o Vinho do Porto, iniciando, assim, a sua exportação em grande escala, embora o prestígio e activo comércio do Vinho da Madeira nos mercados europeus remonte ao Sec.XVI.

No arquipélago açoriano, o vinho Verdelho Antigo, da Ilha do Pico, saciou a sede durante muitas décadas aos corsários russos que ali aportavam e graciou as mesas aristocráticas europeias e americanas do Séc. IXX. Outros vinhos provenientes do Açores, tais como o Vinho de Cheiro, também viajaram para outras paragens além mar.

Hoje, os vinhos encorpados do sul da região do Dão e os verdes nortenhos também têm vindo a ganhar terreno progressivamente no mercado internacional.

Embora de qualidade indiscutível, os produtos vinícolas portugueses exigem a implementação de uma política promocional eficaz e dinâmica a nível internacional, para a consolidação da posição de Portugal entre os maiores países produtores de vinho hodiernos.

Pretendemos que esta página venha contribuir, de forma significativa, para a difusão e promoção dos Vinhos Portuguêses junto dos apreciadores do Divino Néctar dos Deuses por este mundo fora! Para tal, pedimos que nos envie qualquer informação da qual possa dispôr e demais contributos.