topo
linha2

Fotogaleria

 

 

Ganhar a Aposta no Turismo
Passar do Diagnóstico à Acção


O Pico com neve visto da Transversal

Agora é que se prepara a época alta.
Não pude ir à Tertúlia organizada pela Associação Comercial do Pico, que teve lugar recentemente no Bar do Clube Naval de São Roque, mas procurei informar-me sobre o que lá se discutiu, pelos relatos da imprensa local.

Foto do interior do Pico

Já vai sendo tempo de se sair do eterno diagnosticar das situações, para se passar à acção implementando medidas concretas, também cá dentro da ilha, pelos empresários locais e não se continuar com o eterno choramingado-pedinchão, sempre à espera do Governo…

Adegas nas Pontes - Pontas Negras - Ribeiras

O Governo tem a obrigação de criar incentivos ao investimento privado e construir as estruturas que melhorem as acessibilidades marítimas e aéreas, à nossa ilha e tem cumprido em ambos os casos.

O Zimbreiro Ponta da Ilha - Piedade

Os empresários também têm evoluído, investido e desenvolvido novas unidades residenciais. Muito faltará ainda. Aposto que em breve se noticiem e se implementem em definitivo, alguns empreendimentos anunciados para o sul do Pico, neste sector e sei também que as facilidades burocráticas não abundam, começando por Bruxelas, mas essas dificuldades também os outros as ultrapassam…

Casas de veraneio de Santa Luzia

Mas nesta abordagem despretensiosa interessa relevar o que ali se disse, nessa tertúlia, acerca dos circuitos turísticos cá na ilha, com realce explícito para o esquecimento propositado a que é votada a zona da Ponta da Ilha. É verdade e não se percebe porquê? Os taxistas e os autocarros turísticos se mais andarem mais ganham. Ou não será efectivamente assim? Será que, como algumas vezes se comenta à boca pequena que se vende gato por lebre?

Complexo turístico no lugar do Pocinho - Monte - Candelária

A beleza impressionante das zonas de encosta desde a Prainha, Canto e Terra Alta (Santo Amaro e Ribeirinha) Baixa, Calhau, Engrade, Manhenha, com São Jorge e Terceira servindo de margem ao mar do canal; Feteira, Canadas, Pontes, Santa Cruz até ao Arrife e a imponente e soberba vista de toda a baía das Lajes com a Montanha ao fundo; zona do planalto da Ponta da Ilha, quando se vislumbra, em dias limpos, a montanha quase no horizonte de uma paisagem de pastagem verdejante, são cenários turísticos gratuitos, mas inesquecíveis.

Planalto Central e montanha do Pico

Porque será que os circuitos turísticos rodoviários, não incluem mais os caminhos rurais que atravessam a ilha em diversos sentidos desde a Ponta da Ilha até à Estrada Longitudinal?
São estas questões que os empresários, cá na ilha, têm de equacionar.
São nestas questões, repito, que ninguém de fora nos virá ensinar, porque nós sabemos fazê-lo.
Será que os empresários do sector o querem fazer? …

Panorâmica de Santa Cruz, Caminho de Cima ,
Santa Bárbara e Arrife nas Ribeiras

 

Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007