topo
linha2

Fotogaleria

 


Quando o Coração Fala Mais Alto


É o título de um livro que acabo de receber, por gentil oferta da sua autora. Veio do Funchal. Não é o primeiro mas o último de uma série que a Autora já publicou, todos eles, ou quase, dentro da mesma temática espiritual.

Nos tempos que passam nem todos têm a coragem de pensar, escrever e publicar sobre  aquilo de que fala o coração… Isso só revela uma formação acentuadamente espiritual e uma vontade forte de se expor ao mundo que nos rodeia, sem qualquer subterfúgio ou receio de crítica menos honesta.

Quando o coração fala e se sabe escutá-lo, algo de positivo se pode realizar, quer no campo espiritual quer mesmo no ambiente humano que nos rodeia.

E é o que acontece com ilustre Autora, a professora aposentada e escritora e poetisa de grande mérito, D. Gizela Dias da Silva.

Ao acaso abro o livro e encontro este capítulo – “Ser Mulher”… E Ela própria, a Autora responde: (pág. 21) “-Ser mulher é a coisa mais linda que há no mundo!… - Feita ela por Deus para companheira do homem e, consequentemente, para a propagação da espécie, para  tal lhe concedeu o Senhor os devidos atributos!…por isso, é um foco de atracção, tal a flor de esbeltas pétalas a embriagar os nossos frágeis sentidos!… - O seu olor de carinho e a sua tez de complacência são os fragores com que deixa sobressair a essência de ser mulher!…”

E todo o livro é assim um autêntico compêndio de excelentes pensamentos, de conceitos práticos, resultantes de uma experiência muito forte e magnífica de quem soube viver com honestidade, respeito e dedicação pelos outros.

O mundo precisa, na realidade, de mulheres assim: verticais, honestas, de verdadeira vivência espiritual, encarando a vida com realidade e sabendo dar-se com respeito e amor. 

Felizmente que as há. São várias as que temos encontrado no decorrer da vida longa, quase centenária, que o Senhor nos deu. Mas também  quantas há, vitimas de desaforos e de perseguições criminosas, incapazes de suportar as afrontas de que são vítimas indefesas. Podemos talvez classificar estas situações depravantes como verdadeiros calvários, onde a mulher é materialmente sacrificada, ao gosto e prazer de elementos que, infelizmente, enxameiam o mundo e da mulher fazem criminoso e mesquinho comércio.

Mulheres, casadas ou solteiras, vitimas da bestialidade de que o homem está investido. Vitimas indefesas, objecto horripilante, de comércio, que se vendem “por um prato de lentilhas”, muitas vezes para conseguirem os meios de subsistência de que são privadas por uma sociedade avara e sovina.

“O homem vive numa constante luta!… - Quanto mais tem, mais quer!,… - Quanto mais sabe, mais deseja saber!… - Quanto mais ganha, mais ambiciona usufruir lucros mais rentáveis!…”  - “Na cegueira de crescer, de querer mais e melhor progredir na sua caminhada, segue em frente, sem ponderar, se está no caminho certo!…”
“Saber avaliar-se é indispensável ao seu humano!… - Avaliando-se, o homem encontra-se, fica senhor das suas limitações e revoluciona os seus ideais!… - Com essa revolução mental, descobre os seus talentos!… - E descobri-los é importante!…- Mais importante é procurar desenvolvê-los, de modo a deles tirar proveito!…” (o.c.pág.245) ´

Outros assuntos, de variada temática, mas todos a coincidir numa mensagem de partilha de amor para o outro, o irmão que vive connosco ou passa à nossa ilharga, muitas vezes carregado de problemas íntimos que não é capaz de deixar transparecer porque os vive com amargura, são tratados com sinceridade, espírito de fraternidade cristã e de ajuda.

No momento actual, - em que a maioria da Comunicação Social está desinteressada da vida familiar e social de tanta gente que sofre bastante com as inovações científicas e culturais, materialistas e grosseiras da civilização modernista, - impõe-se àqueles que estão afastados, algo, das influências e dos desvarios que estão na rua, ( como que um moderno terrorismo,) sejam capazes de lhes fazer frente com o exemplo e com acções comedidas, contribuindo para a paz e harmonia social e económica e o bem-estar do outro, seu irmão.

Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007