Foi a 26 de Janeiro deste ano que um grupo de nove cidadãos, constituíram a Associação dos Amigos da Engrade.
Procissão São Sebastião - Ribeira do Meio - Lajes
Dignamente encabeçados – como convém em actos desta natureza, em que estão em causa edifícios de índole do culto católico – pelo Reverendo Pároco da Piedade, P. Paulo Silva, seguindo-se: António Raulino de Freitas, José Raulino Pereira Peixoto, Manuel Alves de Freitas (Glória), Rui Pedro Ávila, Paula Lima Freitas, Manuel Raulino de Freitas, Maria Emília Freitas Pereira e Manuel Leonel Pereira, todos residentes na Ponta da Ilha ou com Adegas de sua propriedade na Engrade, contaram ainda com a simpatia do Sr. Hermenegildo, Presidente da Junta, colaborando na cedência e condução da viatura da Junta de Freguesia da Piedade até ao notário oficiante da respectiva escritura de constituição desta Associação, que tem como princípios fundamentais promover anualmente a Festa do Padroeiro da Engrade e o desenvolvimento de outras actividades sociorecreativas e religiosas da índole da fé católica, apostólica e romana, a gosto dos seus associados, não esquecendo as tradições culturais e religiosas dos cidadãos desta zona da Engrade, o que se consubstanciará, grosso modo, em dignificar e manter em condições cívico-religiosas designadamente a sua conservação e asseio próprios da Ermida do Santo Padroeiro da Engrade; e respeitar as regras de boa conduta para que o seu salão de convívio e sede social, quando existirem, possam receber em respeito mútuo, todos os seus associados, respectivas famílias e demais convidados e visitantes.
|
Missa de São Sebastião - Ermida da Ribeira do Meio - Lajes do Pico
A partir de agora, todos os que tem Adegas, ou que simplesmente adorem a Engrade – essa estância de veraneio desde tempos imemoriais – e se sentirem imbuídos deste espírito cristão e de são convívio, tem as portas abertas desta associação que, embora já tenha a oferta de um terreno para a construção da sua Ermida, além de outras promessas de entidades públicas regionais e locais, necessitará do apoio, carinho e empenho de todos vós, os da Engrade…
Terreno no Caminho da Engrade para a Ermida
Julgo que desde o princípio dos anos noventa que não estava na Ribeira do Meio, no último domingo de Janeiro, na Festa de São Sebastião. Se bem me lembro, tal aconteceu quando a minha irmã Olga, lá morava. Choveu e os escuteiros azafamavam-se então, no Salão da Sociedade Recreativa da Ribeira do Meio, em actividades conducentes à animação e convívio no pós-procissão, o que não vi acontecer hoje…
Hoje a convite da minha irmã Ângela, que também agora lá reside no Largo de São Sebastião, embora a tarde soalheira convidasse a apreciar os acordes da Filarmónica Liberdade Lajense, certo é que se preferiu e à cautela, procurar o “seguro abrigo” do Salão, após a procissão com a imagem de São Sebastião aos ombros dos soldados da paz dos bombeiros voluntários das Lajes do Pico, que agora desce a Rua do Poço até à nova via que vai da Fabrica da Baleia até à Estrada Regional e regressa à Ermida.
|
Quantas recordações da minha infância e adolescência me assolaram a memória… Depois da missa do dia, em S. Francisco, e a pedido do Sr. P. Cardoso, vinha a pé, com a opa debaixo do braço, até à Ermida de São Sebastião, ajudar à missa, cantada em latim, com minha mãe ao violino. Quase sempre chovia, mas a Liberdade Lajense nunca faltava. Havia almoço melhorado na residência da família Quaresma e o amigo João Santos não descurava após o almoço, a sintonia da emissora que lhe ia relatando as alegrias ou tristezas dos jogos do “nosso” Sporting. Outros tempos com muita ternura aqui recordados: pessoas e atitudes de enorme cordialidade…
Voltar para Crónicas e Artigos
|