DO CANADÁ AO BRASIL POR TERRA - Saída de Toronto |
Luís Sousa, António Perinú, José Ilídio Ferreira
e Vasco Oswaldo, a caminho do Brasil |
ERAM AS DEZ EM PONTO DA MANHÃ...
Vasco Oswaldo Santos (Texto)
Emily Ganem (Fotos)
Adiaspora.com
Toronto, ON, Canadá, 5 Outubro – Deu-me para parafrasear um verso do grande poeta e mártir espanhol, Federico Garcia Llorca, que imortalizou a morte de um toureiro num poema maravilhoso cuja primeiro versículo de uma estrofa cantava: Eran las cinco en punto de la tarde... Aqui eu quis apenas repetir o sentido da hora em que algo de muito importante aconteceu. Foi à primeira badalada do sino da torre da Old City Hall de Toronto, ali separada da moderna apenas pela Bay Street, que arrancámos da Nathan Philips Square, esta manhã, para a primeira etapa de muitas que, com o bafejo da sorte e das divindades que cada um de nós entender por bem acreditar, nos levará a terras de Vera Cruz, no sul do Brasil.
Uma hora antes, num dos salões da Câmara Municipal de Toronto, respondemos às perguntas dos órgãos da comunicação social comunitários e canadianos que acorreram para se inteirarem e registarem a nossa partida para uma viagem de cerca de 17.000 quilómetros por estrada e alguns milhares mais, quase outros tantos, que de avião e de barco (o nosso carro) nos levarão e trarão de regresso em Novembro, mais ricos de experiência, mais conhecedores do mundo, quiçá até mais “crescidos” por dentro.
Nesta primeira etapa, a primeira – ou última, porque coincidem – paragem, a escassos quilómetros antes da passagem da fronteira para os Estados Unidos da América. Foi em Leamington, na sede do Clube Português local, onde a sua Direcção teve a cortezia de nos convidar para uma recepção antes da saída do Canadá. Um gesto que fica na história da expedição.
Fotogaleria
|