DO CANADÁ AO BRASIL POR TERRA - DIA 17 |
FINALMENTE: UM DIA DE DESCANSO E PASSEIO POR UM “MALL”
- COM CHUVA PELO MEIO, ORA ENTÃO!
Vasco Oswaldo Santos (Texto e fotos)
José Ilídio Ferreira (Fotos)
Adiaspora.com
António Perinú (Texto e Fotos)
Sol Português
Cidade do Panamá, Panamá, 21 de Outubro – Ah! Levantar mais tarde, tomar o pequeno-almoço sem pressas, lavar a roupa na lavandaria do Apartotel, convenientemente situada junto à piscina do terraço, com uma vista deslumbrante sobre a cidade. Porque o Sol resolveu dizer que ainda existía, a banhoca foi retemperadora enquanto que lavadora e secadora faziam o seu trabalho automático em “permanent press” que a gente lavar e pregar botões ainda aprendeu na tropa. Passar a ferro é que já é uma “gaita”…
Animados pelo solinho bem quente, e com a roupinha dobrada a primor, aventurámo-nos numa ida ao Cerro Ancón, onde este escriba, ao contrário dos companheiros, ainda não havia tido a oportunidade de se deslocar.
Mas foi literalmente sol de pouca dura. Não só parte do Cerro, a mais alta, estava encerrada, como a chuva resolveu fazer a sua aparição vespertina. Usei tanto quanto pude a teleobjectiva para fixar as comportas de Miraflores e um aviãozito a descolar de Albrook; e ala que faz tarde para um modernissimo e apinhado centro comercial, um “mall” ainda por acabar, mas muito “globalizado”, com lojas para todas as bolsas, e onde o Perinú encontrou – baratinhos – os sapatinhos confortáveis que procurava há séculos! Para além de ter uma casa de discos a vender a “nossa” Nelly Furtado! Tirámos fotos como colegiais despreocupados e o Luís deleitou-se com outras panorâmicas…
|
|
No hotel, tinha ficado o Zé a preparar o repasto que devorámos à chegada, molhados até às orelhas mas descontraídos por umas horas. De bonificação, recebemos informações importantes por parte do primeiro taxista, antigo trabalhador da base americana, que nos mostrou o local do “bunker” de três caves que os americanos inundaram de cimento e as antigas residências dos oficiais e soldados “yankees”, ocupantes do melhor local da cidade, desde 1911. Fomos ainda ao monumento a Arnulfo Arias Madrid (já chovia bem…) em frente ao qual fotografei a sede dos Pilotos do Canal e a primeira escavadora utilizada para a construção iniciada no virar do século XIX para o século XX, assim como a imponente sede da Empresa do Canal, sobranceira numa colina relvada e arborizada.
|
|
Antes da deita, foi encher o papo com um filme de aventuras fantasiosas, protagonizado por uma estrela da luta-livre norte-americana, The Rock, um monstro bonitão que rachava os inimigos de alto a baixo com um espadalhão que nem do nosso Afonso Henriques! No fim casou com a miúda bonitona, e tudo acabou em bem… mesmo sem pôr-do-sol!
|