Foi em 2001, que um pequeno grupo de amigas da comunidade de expressão portuguesa, residentes na cidade de Toronto, pensaram numa possível formação de um grupo de amigas, a fim de oferecerem à própria comunidade momentos de recordação e saudades de um pedaço da rica cultura das gentes Micaelenses ( Ilha de São Miguel, Açores), uma vez que esta tradição nasceu naquela ilha, onde estão vincadas as suas raízes. Se bem foi pensado, melhor foi resolvido. Puseram mãos à obra dando os primeiros passos para seu inicio, “ baptizando” este grupo com o nome de “ Amigas de Toronto”, neste mesmo ano de 2001, foi fundado este Ciclo, que nunca mais parou.
|
|
A partir desta altura, este Ciclo foi crescendo tão rapidamente, que hoje é uma autêntica maravilha. Esta colectividade tem uma missão especial a cumprir; sempre que faça a sua festa anual, todos os fundos angariados, são revertidos ou direcionados ao Breast Cancer Research at the Princess Margaret Hospital, pesquisa para a cura do cancro da mama do Hospital Princess Margaret. Este já enorme grupo de amigas, têm alcançado grandes sucessos, graças às sua generosidade, de modo especial ao esforço de todas aquelas pessoas que voluntariamente, preparam estas festas. Afinal é dando que se recebe, fazer bem sem olhar a quem, dar um pouco do que não nos faz falta, a quem necessita, até ao momento, esta colectividade vem sendo dirigida pela sua actual coordenadora, Ângela Machado, uma das impulsionadoras e fundadora deste projecto, fazendo historia na sociedade canadiana, actividade esta que tanto orgulha a nossa comunidade.
|
|
As festas das “Amigas de Toronto” de 2008, foram levadas a efeito no passado fim de semana, desta vez no salão de festas da “Local 183”, salão espaçoso que acolher mais de um milhar de pessoas. Desde a criança à mais velhinha, todas foram bem-vindas. A divertirem-se nas celebrações do dia dedicado às Amigas Portuguesas e não só, amigas de todas as raças. E porque não? O importante é serem verdadeiras amigas, neste jantar, marcou presença, Eryn Miller, (Supervisor-Special
Events) e a Dra. Maria Amélia Paiva, Cônsul Geral de Portugal em Toronto.
|
|
A mestria da noite de festa e cerimónias, ficou a cargo da conhecida profissional de comunicação social (Omni-TV) senhora, Clara Abreu, que como sempre e com a sua boa disposição fez um lindíssimo trabalho. O jantar foi confeccionado e servido por Paul Cabral, da firma Cabral Catering e os artistas e espetáculo musical foram, Emily Melo, Mónica Silva, Hermes, Henrik Cipriano e sua Banda “Tulipa Negra”, os irmãos vindos do Brasil, Valber e Vanille e o conhecido conjunto “ Mexe-Mexe”. Todas estas maravilhosas vozes deram um inesquecível cunho ao espetáculo, que mais uma vez ficou marcado no livro de recordações e histórias deste grupo de amigas. Na cozinha, serviço de mesa, decoração da sala e dando as boas vindas às convidadas, muitos foram os voluntários (as) dos muitos dos quais destacamos, Tracy Pimentel, Maria dos Anjos, Natividade Ledo, Fátima Bento, Sãozinha Fragoso, Cidália Bento, Jessica Machado, José Maria Faria, Eddy Pimentel, Melissa Pimentel, Nancy Falcão, Eurico Martins, Carlos Ledo, Mário Luz, Tony Almeida, Val Silva, Paulo Rebelo, Jimmy Machado, Jonathan Machado, José João Pimentel, Tony Gouveia, James Machado, Walter Ventura, Adelino Costa, Artur Macedo, Tony Resendes e Jorge Barbosa. Alguns destes voluntários fazem parte da Associação “ Amigos de Rabo de Peixe”, e Cristina Carreiro de “ Flowers N` Things” e o som e luzes ficou aos cuidados de “T.
N. T. Produtions”.
|
|
O montante angariado neste jantar foi de $ 4O.OOO.OO, fruto da generosidade de todas aquelas amigas que ali se juntaram para festejar aquele dia, onde todas ganharam mais amigas, ao findar a noite de festa. Já pela madrugada, felizes da vida, regressaram aos seu lares, com a promessa de voltar no próximo ano, se Deus quiser, trazendo novas amigas para se juntarem a outras tantas amigas. Este valor numerário, de quarenta mil dólares, brevemente será entregue à instituição hospitalar já mencionada.
Foi uma festa em grande, difícil de se esquecer em que todos tiveram o privilégio de participar e de se divertir, com o máximo respeito. Nossos parabéns à todos os elementos que compõem este grupo. Que continuem com esta tão antiga tradição das gentes Micaelenses.
Voltar para Eventos Sociais |