As amigas em convívio
Esta tradicional festa das Amigas, desde há muitos anos a esta parte, tem feito um enorme sucesso nas comunidades portuguesas que vivem na Diáspora. Deste modo, nunca esquecem as suas ”raízes”, porque conseguem manter nas terras para onde foram viver, as festas tradicionais nas comunidades portuguesas, radicadas em terras do Canadá, mais propriamente a grande área de Toronto, onde reside uma grande parte das nossas gentes, assim como também nas cidades vizinhas.
Actuação de Inês Henriques
No entanto, em qualquer parte deste grande país Canadá, onde exista uma alma falando a nossa língua portuguesa, há sempre uma aproximação e sempre estamos fazendo novos (as) amigos (as), porque somos um só povo. Por outro lado estas tradicionais reuniões, tiveram origem nas Ilhas dos Açores e as suas gentes continuam a manter a cultura Açoriana, mas há muitos (as) aderentes que nestas paragens envolvem também muitas senhoras de todo o Continente Português e da Madeira.
Alguns elementos da Associação posando para o repórter
Assim sendo, mal o Ano Novo começa e antes da Páscoa, estas festas são levadas a efeito juntando-se a elas muitas senhoras para em conjunto celebrarem o seu dia, Dia das Amigas, como aconteceu no passado domingo dia 1 de Fevereiro de 2009, na Sede da “Associação dos Deficientes Portugueses do Ontário”, que acolheu muitas amigas de diversas idades, até mesmo crianças aderiram a esta festa porque são elas a continuação destes nossos tesouros tradicionais e a amizade não escolhe idades.
A animação tomou conta da noite
Isaura Carneiro, (Vice-Presidente), apresentou a M. C. da tarde, Sílvia Marques, passando a palavra para Nelly para uma pequena oração de Acção de Graças, hábito há muito seguido por aquela Associação. Na hora marcada foi servido um esmerado almoço pela “Casa Abril”.
Entrega de Diplomas
A sala estava magnificamente decorada, trabalho este preparado pelas voluntárias da casa, mas como as horas iam rapidamente passando, enquanto decorria o almoço, subiu ao palco a jovem cantora, Inês Henriques que prendeu a assistência com a sua voz artística, seguindo-se o fado que foi interpretado pela voz de Maria Gomes. Entretanto fez-se um intervalo e Isaura Carneiro, pediu a todas as amigas que dessem as mãos e declamou um poema, intitulado “Bolo da Amizade”, que a seguir se transcreve:
“BOLO DA AMIZADE”
2- copos de fidelidade,
1 copo de honestidade.
Uma porção de amizade.
2- colheres de sopa de compreensão,
1- colher de chá de respeito,
6 gotas de paciência.
1- pitada de dedicação.
Modo de o preparar
Bater bem a porção de amizade e adicionar os 2 copos de fidelidade. Em seguida, juntar todos os ingredientes e depois de tudo bem misturado, cozer a 350 graus no forno da vida. Depois saboreia-se a verdadeira amizade, que permanecerá para a vida inteira.
Autoria de: Isaura Carneiro |
Martin Vieira, interpretou algumas cantigas deliciando todas as amigas mas, de repente, surgiu o popular artista da nossa comunidade, Marcelo Neves, para uma actuação que pôs em alvoroço todas as amigas presentes. Sílvia Marques, Mestre de Cerimónias, manifestou a sua profunda gratidão e emocionada agradeceu a todas aquelas amigas que se juntaram para mais uma vez celebrarem o que não ficou no passado, o Dia das Amigas, onde ali a amiga mais nova tinha 6 anos e a mais velha 70.
Martin Vieira actuando
Depois foi a vez de agradecer a todos (as) os artistas que animaram a festa, assim como ao D. J. “ All Stars” de Carlos Medeiros e a toda a Comunicação Social que esteve presente.
Marcelo Neves, o artista solidário
Da nossa parte e da “ Adiaspora.com” os nossos agradecimentos pelo amável convite que nos foi endereçado e desejamos os maiores sucessos, lembrando a todas, para que sempre que possam, não deixem de recordar as festas e a nossa cultura portuguesa.
Vista parcial do salão
Voltar para Eventos Sociais |