Ao emigrarmos rumo a outras paragens, para terras além-fronteiras, deixamos para trás um pouco de nós, os amigos e familiares, e o nosso querido torrão-natal. Foi aquele pedaço de terra que, certo dia, nos viu nascer. Ali aprendemos a dar os nossos primeiros passos na vida, mas, por destino e opção da vida, tivemos que nos despedir de tudo e de todos, e seguir o nosso destino, em busca de uma nova vida propiciadora de melhores condições e oportunidades. Apesar destas novas realidades, nunca esquecemos a terra que tanto amamos e que persiste no nosso pensamento, com as saudades a aumentarem com o passar dos anos.
|
O belo estandarte alusivo à presença Furnense na América do Norte |
Mas graças aos esforços das nossas Comunidades de expressão portuguesa, pelas muitas actividades e eventos que são levados a efeito e que preservam as nossas ricas tradições, logramos sentir-nos mais felizes e contentes ao recordar um pouco do que ficou lá longe, nas nossas ilhas atlânticas. Assim aconteceu na Festa Anual dos “Amigos das Furnas”, que teve lugar no passado domingo, dia 4 de Outubro de 2009, no prestigioso salão de festas “Renaissance Banquet Hall, em Mississauga, no Ontário, Canadá. Esta festa de amizade proporcionou o convívio e a confraternização entre açorianos oriundos da bela Freguesia das Furnas, na Ilha de São Miguel. Este enclave é um dos muitos locais aprazíveis existentes naquela ilha, devido à sua deslumbrante beleza paisagística e águas termais.
|
Conjunto de pratos comemorativos do IX Aniversário da colectividade "Amigos das Furnas" |
Neste domingo de muita alegria, as festividades iniciaram com o entoar do Hino de Santa Ana, a padroeira da freguesia. Seguiram-se os discursos habituais e adequados a uma festa de aniversário, uma vez que o evento assinalou o nono daquela colectividade Furnense. Passou-se de seguida para o almoço, que foi eximiamente preparado por profissionais daquela casa. A apresentação do programa da tarde esteve a cargo de Nellie Pedro, o som do Raúl da “Sounds Goods Productions”, com David Carvalho a proporcionar a passagem de imagens alusivas às Furnas em ecrã gigante. Todavia, antes de dar início ao programa da tarde, Suzy Melo pediu aos convivas que a acompanhassem em oração pelas almas dos falecidos membros daquela colectividade. Seguiu-se uma homenagem de Luís Silva e António de Melo a Manuel da Ponte e José Machado, do grupo musical “Os Vadios”, e a actuação da “Banda do Senhor Santo Cristo”, ensaiada pelo Maestro António Furtado.
|
|
A convivência amistosa e alegre é apanágio das gentes das Furnas |
Passou-se, em seguida, para a entrega de lembranças alusivas ao aniversário, e ainda a apresentação do livro “Serenatas do Vale das Furnas” por José Casado, que também colaborou na sua compilação. Os momentos musicais proporcionados por Sónia Tavares, “Os Vadios”, o “Rancho Folclórico Províncias e Ilhas de Portugal”, - este último vindo de Hamilton, Ontário, para o evento - e ainda o conjunto “Chaves de Ouro”, encerrou com chave de ouro esta festa de aniversário dos “Amigos das Furnas”.
|
Manuel da Ponte e José Machado (Os Vadios)
foram os homenageados da festa |
Foi, sem dúvida, uma tarde de muita alegria e animação entre os furnenses e seus amigos. Da nossa parte, resta agradecermos o convite a nós endereçado pela Sra. Santo Cristo e pelo Sr. António Melo, e desejar os maiores sucessos ao Grupo “Amigos das Furnas” na divulgação da imensa e maravilhosa riqueza do Vale das Furnas.
Os nossos parabéns.
|
Grupo de associados da colectividade aniversariante |
Voltar para Eventos Sociais |