Amigos de Rabo de Peixe do Ontário” estiveram em Festa
Textos e Fotos Natividade e Carlos Ledo Adiaspora.com
A “Associação dos Amigos de Rabo de Peixe do Ontário” levou a efeito no passado sábado dia 4 de Abril do corrente ano de 2009, a tradicional matança do porco, à moda da Vila de Rabo de Peixe, que e apesar de não ser normal nesta altura do ano, nem sempre é possível nos momentos próprios, efectuá-la, como se desejava. Este evento vem desde há alguns anos a esta parte, a ser efectuado na “Casa das Beiras de Toronto”. Adelino Costa subiu ao palco e agradeceu a presença de todos. Após as boas vindas foi serviço o jantar que constou de sopa e cozido à moda de Rabo de Peixe, acompanhado da massa sovada, coisa rara em outros tempos, porque era escasso o dinheiro para comprar a farinha e o açúcar, porque os ovos havia-os das galinhas que eram criadas no curral.
Foram leiloados dois porcos que se encontravam dependurados nos respectivos cavaletes de suporte e sobre as mesas em exposição, estavam estendidos os enchidos, as morcelas e os chouriços, que mais tarde foram arrematados em leilão, feito pelo acima mencionado Adelino Costa. Um dos porcos expostos foi sorteado, mas antes, foi servido o milho cozido como é tradicional. A música para dançar esteve a cargo do Dj. “Sounds Good Production” que proporcionou boa música portuguesa. De notar a surpresa da noite que foi uma orquestra que foi ensaiada por Artur Macedo, que iniciou o repertório com a ‘Marcha do Imigrante” e encerrou-o com a Marcha dos “Amigos de Rabo de Peixe”, acompanhada pelas vozes do grupo e de todos os que se encontravam presentes. O entretenimento hilariante da noite, esteve a cargo do contador de histórias e de anedotas, Adérito Rei.
O Presidente da Associação, Durval Ferreira, proferiu palavras de apreço, congratulando-se com a presença daqueles que quiseram abrilhantar esta festa e agradeceu nomeadamente à comunicação social presente e pediu a presença no palco do Presidente da “Casa das Beiras”, para formular um agradecimento muito especial àquela colectividade Portuguesa onde este grupo, se reúne semanalmente.
Foi sem duvida mais um serão agradável, cheio de pessoas muito simpáticas que compareceram mais uma vez a esta festa tradicional. Da nossa parte agradecemos reconhecidos o convite que nos foi amavelmente endereçado e desejamos os maiores sucessos futuros a esta, “Associação dos Amigos de Rabo de Peixe do Ontário”. Abaixo deixo aos interessados a letra da marcha:
Vila de Rabo de Peixe
Viva, viva a Vila de Rabo de Peixe
E suas gentes tão queridas
Que nunca, nunca mesmo deixes
De honrar a tua mais bela Vila
Viva, viva ao Senhor Bom Jesus
Daquele pedaço de terra padroeiro
Que ilumina com sua luz
Os caminhos de seu povo aventureiro
Saudades, saudades dos tempos das matanças
Da Senhora da Estrela, do carnaval e suas danças
Das grandes devoções e caminhadas das romarias
Que em forma de peregrinação percorrem toda a ilha
Das suas festas cheias de encanto
Como as do Divino Espírito Santo
Sendo elas as mais lindas do mundo
Que as guardam com sentimento profundo
Suas gentes assim o diz
Seu povo de voz alta afirma
Não há gente mais alegre e feliz
Do que as da sua abençoada Vila
Que mesmo vivendo ausente dela
Não esquecem aquele cantinho
Que a recordam com tanto carinho
E das suas mais lindas festas
São com estas saudades assim
Que vai sonhando um ser imigrante
Em terras de lá longe e distante
Deste grande mundo que não tem fim