topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Livros » GUIA CULTURAL “ARRIFES-FRONTEIRA
E TRANSIÇÃO” É LANÇADO A 9 DE AGOSTO

GUIA CULTURAL “ARRIFES-FRONTEIRA
E TRANSIÇÃO” É LANÇADO A 9 DE AGOSTO

Adiaspora.com

 

O primeiro dos 20 guias culturais de outras tantas freguesias rurais do concelho de Ponta Delgada vai ser lançado a 9 de Agosto, pelas 18h30, no Jardim Cardeal Humberto Medeiros, no Largo do Bom Despacho, Arrifes.

Este guia cultural, inteiramente dedicado à freguesia dos Arrifes, intitula-se “Arrifes - Fronteira e Transição”, é uma edição conjunta da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da ARDE (Associação Regional para o Desenvolvimento), sendo o texto da autoria do jornalista Afonso Pimentel e as imagens do fotógrafo Eduardo Costa. A capa e a conceção gráfica está a cargo de Duarte Pacheco, o livro tem uma tiragem de 300 exemplares e a sua execução gráfica é da responsabilidade da empresa COINGRA.

O livro em questão, assim como os restantes 19 que se seguirão, surge no âmbito do projeto editorial dos “Guias Culturais do Concelho de Ponta Delgada”.
A Presidente da Câmara de Ponta Delgada, na mensagem que escreve no guia cultural

dos Arrifes, faz questão de referir que “sentir a cultura da nossa terra é deixarmo-nos envolver com tudo o que nos faz ser e estar. É uma herança natural que reconhecemos e apreciamos”.

Sobre o projeto editorial que agora começa a ser lançado e que consiste na publicação de 20 livros sobre as potencialidades culturais das 20 freguesias rurais de Ponta Delgada, Berta Cabral afirma que este pretende “promover os valores culturais das freguesias, enquanto escolas de cidadania e palcos de representações sócio-culturais que conciliam a preservação das tradições com as exigências da modernidade” e “difundir a cultura nas suas diversas vertentes”.

No primeiro guia, a viagem é feita até aos Arrifes, uma freguesia que Berta Cabral considera como “um agente privilegiado de desenvolvimento, de requalificação e de defesa de recursos naturais e ambientais”.

Nesta freguesia, sustenta, “o passado e o presente estão associados à vitalidade dos seus cidadãos e ao dinamismo de movimentos associativos de referência. Um peso e uma medida que, ao longo do tempo, tem vindo a mostrar a sua capacidade de se renovar, através de sucessivas gerações que merecem o nosso reconhecimento”.

Por seu lado, o Presidente da Junta dos Arrifes, Eusébio Massa, classifica a freguesia como “uma comunidade riquíssima, pelas suas raízes históricas, tradições e modos de vida ancestrais, pelas suas particularidades económicas e comunitárias, pela religiosidade das suas gentes e pelas manifestações culturais típicas”.

Também Eusébio Massa defende que os Arrifes são um “espaço privilegiado de desenvolvimento económico e social, próximo do centro de Ponta Delgada e das principias vias de circulação, facilitando a implementação de empresas e criação de postos de trabalho que permitem fixar as populações, nomeadamente os mais jovens, e proporcionar uma mobilidade de fora para dentro da freguesia, tornando-a num lugar multifacetado e multicultural, como que um mosaico de experiências e de vivências”.

Entretanto, na Nota de Abertura, José Andrade, o Vereador da Câmara de Ponta Delgada que preside à ARDE, recorda que o livro sobre os Arrifes está inserido na coleção editorial “Guias Culturais das Freguesias Rurais dos Concelhos de Ponta Delgada e Vila do Porto”, promovida pelas duas Câmaras Municipais em parceria com a associação, que assegura a comparticipação europeia do programa LEADER no quadro açoriano do PRORURAL.

A iniciativa, adianta, “traduz um retrato sócio-cultural em perspetiva jornalística, de formato sem precedentes e dimensão sem paralelo, sobre as características identitárias e as potencialidades qualitativas das 25 localidades não citadinas” dos dois concelhos mais orientais dos Açores, em São Miguel e Santa Maria.

Os Arrifes são uma das maiores freguesias rurais portuguesas e, no livro que vai ser lançado a 9 de Agosto, o autor sublinha o estatuto de fronteira que faz a transição entre a cidade e o campo – seja como berço de uma das personalidades açorianas mais representativas do mundo católico, o Cardeal Humberto Medeiros; seja como albergue da maior bacia leiteira do arquipélago, com a vizinha Covoada – revelando uma realidade comum nos lugares constituintes de Saúde, Piedade e Milagres.

Ponta Delgada, 2 de Agosto de 2011
Gabinete de Imprensa
Lubélia Duarte

 

Lançamento do livro “Arrifes – Fronteira e Transição”, no âmbito do projeto editorial dos “Guias Culturais do Concelho de Ponta Delgada”
Data: 9 de Agosto (terça-feira)
Hora: 18h30
Local: Jardim Cardeal Humberto Medeiros – Largo Bom despacho (Quatro Cantos), Arrifes

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007